O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou, neste sábado, 22, a inspeção final de toda a estrutura montada na praça Hilton Lopes, no Centro da cidade, onde acontece ao longo dos próximos sete dias uma das festas mais aguardadas pelos aracajuanos, sergipanos e turistas: o Forró Caju 2024.
Ao lado dos secretários municipais e técnicos da Defesa Civil, o gestor vistoriou as estruturas montadas no local, como palcos, camarote da acessibilidade, posto médico e demais espaços. A festa terá capacidade para receber até 60 mil pessoas por noite e começa neste domingo, 23, se estendo até o dia 29.
Ao acompanhar a inspeção, Edvaldo destacou o crescimento expressivo do festejo junino nos últimos anos e ressaltou a relevância do evento para a manutenção da cultura nordestina e para a promoção da alegria à população, com segurança.
“O Forró Caju é uma festa muito tradicional e já temos grande experiência em realizar o evento. Somando os últimos sete anos aos meus mandatos anteriores, são mais de 13 anos reafirmando a identidade deste importante festejo para a cidade, que traz alegria, gera economia, renda e torna Aracaju o maior arraiá do Brasil, sobretudo quando junta o Forró Caju com o Arraiá do Povo. São dois palcos, com uma atração começando após a outra, todas as entradas com segurança, câmeras de reconhecimento facial. Teremos a Patrulha Maria da Penha, o camarote da acessibilidade, agentes da Guarda Municipal, 18 saídas de emergência, posto médico ampliado. Está tudo pronto e com qualidade. Não tenho dúvidas de que amanhã, a partir das 8h da noite, estaremos todos aqui festejando juntos nesta festa maravilhosa e que está no coração dos aracajuanos”, afirmou Edvaldo.
Uma das marcas do Forró Caju é manter a tradição junina, com artistas que levam ao palco o forró pé de serra e outras manifestações históricas da cultura nordestina, mas também de trazer para o público apresentações de artistas que estão na boca do povo. Toda essa mistura acontece sem abrir mão dos ritmos juninos e sob o olhar da diversidade do nosso povo.
“A edição 2024 do Forró Caju 2024 já é considerada um sucesso desde o anúncio da programação do evento. A gestão municipal compreende o difícil equilíbrio de uma equação que se resume na diversidade, tudo isso para contemplar todas as faixas de público, todos os gostos musicais e não fazer uma festa dirigida somente para uma comunidade específica, mas sim para a população de toda Aracaju. As manifestações das pessoas sobre a nossa programação foram, desde sempre, positivas e tenho certeza que isso irá se comprovar aqui durante o evento. Nosso Forró Caju reúne neste mês de junho 126 atrações, das quais 103 delas são locais, ou seja, é uma festa com palcos para artistas sergipanos. É por isso que Aracaju é a capital do forró mais raiz do Nordeste. Com essa organização e programação, a festa será um sucesso”, declarou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.
Segurança e cuidados
Para garantir a segurança do público, a Prefeitura trabalha em diversas frentes e com aparatos tecnológicos, a exemplo das câmeras de vigilância e de reconhecimento facial, presentes no espaço do evento, bem como aquelas que contabilizam a quantidade de pessoas que chegam e saem da festa. Guardas municipais, policiais civis e militares, bombeiros e segurança privada reforçam ainda mais a garantia de segurança na praça Hilton Lopes e nos arredores, tudo para que os forrozeiros se divirtam de forma tranquila e celebrem mais um São João no Forró Caju.
“Verificamos toda a parte de segurança estrutural, estaiamentos e a qualidade dos materiais utilizados, bem como as áreas delimitadas que vão comportar as pessoas, para que elas tenham acesso com o maior conforto possível. Estaremos operando com capacidade para que 40 pessoas possam entrar no espaço do evento simultaneamente, tudo isso para que a gente possa evitar filas nos acessos. Neles, contamos com detector de metal, câmeras de monitoramento que fazem a contabilização das pessoas que entram e saem, tudo em tempo real. O espaço tem capacidade para 60 mil pessoas e para garantir a segurança, contamos com a atuação de mais de 600 profissionais dessa área. São 144 policiais militares; 120 vigilantes desarmados para fazer a revista das pessoas que vão entrar na festa; 250 guardiões do município fazendo patrulha em todo evento; 120 bombeiros civis e 30 bombeiros militares. Estamos prontos para tornar essa festa segura e linda”, explicou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.
Para o Forró Caju 2024 foi ampliado o posto médico para garantir um atendimento mais confortável para quem precise e para garantir que todos possam ser atendidos. Além disso, no que diz respeito à Saúde, equipes da vigilância epidemiológica e da vigilância sanitária também estarão circulando pelo espaço, orientando as pessoas, distribuindo preservativos e fiscalizando a comercialização de bebidas e comidas, como conta o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos.
“A gente decidiu ampliar o posto médico este ano de 130m² para 340m². Aumentamos o número de poltronas para medicação rápida de seis para 10. Os leitos variaram de 10 para 15, sendo dois de estabilização. Contamos ainda com a parceria do Samu, tendo suporte avançado necessidade de transferência de paciente para uma unidade hospitalar. Inovamos com as motolâncias, para fazer transporte mais rápido da área profissional. Temos o corpo de bombeiros, com uma unidade de atendimento pré-hospitalar, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Nossa equipe de vigilância epidemiológica vai distribuir cerca de 30 mil preservativos e orientar a população e teremos a vigilância sanitária fiscalizando a comercialização de bebidas e comidas. Todo esse trabalho é para garantir conforto e permitir que o aracajuano e turista possam aproveitar ao máximo nossos festejos juninos”, afirmou.
Limpeza e assistência
Aracaju é uma das cidades mais elogiadas do ponto de vista da limpeza pública e no Forró Caju isso não é diferente. Com média de 300 profissionais de prontidão, a limpeza da praça Hilton Lopes acontece de forma rotineira e é intensificada após o final de toda noite de festa. Logo pela manhã seguinte, quem passar pelo local poderá conferir tudo limpo e pronto para mais um dia de forró. Este ano, está de volta também o Forró Caju recicla, um programa da Prefeitura para dar destino correto aos materiais recicláveis.
“A limpeza durante o Forró Caju é a nossa cereja do bolo. A gente sabe que logo nas manhãs seguintes as nossas equipes chegam e toda a infraestrutura do espaço recebe esse primeiro olhar e depois a gente parte para o perímetro, fazendo a limpeza com a lavagem e reorganização do espaço público para que todas as áreas do local da festa estejam limpas logo cedo. São cerca de 300 profissionais para realizar diariamente esses trabalhos aqui. Um grande batalhão que estará de olho em tudo que for descartado durante a festa, para que isso possibilite não só a organização do espaço público como o bem-estar da festa com a limpeza pública. Este ano, o Forró Caju Recicla está na sua segunda edição e concretiza a importância dessa ferramenta, tanto para as cooperativas, como para os catadores e para a limpeza urbana. A gente tem uma função social sendo cumprida. Cumprimos a legislação da destinação correta dos resíduos sólidos”, destacou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Bruno Moraes.
Uma das novidades da festa deste ano é a disponibilização de uma pulseira de identificação para crianças e adolescentes que acompanham os pais ou responsáveis na festa. O item será entregue no ato de entrada ao espaço do evento e nela poderá ser inseridas informações como nome e telefone para contato. No Forró Caju 2024 terá também o Camarote da Acessibilidade, a atuação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e muito mais.
“Este ano, estamos com uma novidade, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju, e estaremos identificando as crianças e adolescentes que tenham acesso a festa, através da distribuição de pulseiras. Nelas, estaremos inserindo informações como telefone e nome, caso esses menores se percam. Em parceria com a Patrulha Maria da Penha, estaremos com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, dando suporte às mulheres que sejam vítimas de algum tipo de violência. Além disso, temos também o Camarote da Acessibilidade, com 80 vagas no total, sendo 40 para pessoas com deficiência e 40 para acompanhantes e também teremos a Abordagem Social, que estará realizando a abordagem aos grupos mais vulneráveis que estiverem na festa”, afirmou a secretária municipal da Assistência Social,
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B