Prefeito entrega quiosques da Aruana

Inauguração foi acompanhada pelos vereadores e a população (Foto: Alejandro Zambrana)
Centenas de aracajuanos se reuniram em uma grande festa na manhã deste domingo, 27, para receber das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira a nova Orla da Aruana, na Rodovia José Sarney. Após as obras de reurbanização, o espaço de lazer agora se transformou em mais um ponto turístico da capital sergipana. A entrega da orla recém reurbanizada faz parte das comemorações do aniversário de 156 anos de Aracaju.

Após o descerramento da placa e do desenlace do primeiro quiosque, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância da obra para o cenário turístico da capital. “Aracaju nunca foi tão bonita como está ficando nos últimos anos. Não tem um

Ao todo são 17 quiosques (Foto: Portal Infonet)
turista que chegue aqui e não perceba a limpeza, a organização, a qualidade de vida da nossa cidade. A Orla da Aruana urbanizada vai complementar o leque de cartões postais que temos hoje na capital sergipana”, afirmou Edvaldo Nogueira.

Como já havia prometido antes à população, o prefeito de Aracaju garantiu mais uma vez que irá lutar na justiça para que os quiosques sejam entregues nas mãos dos antigos proprietários. “A Advocacia Geral da União [AGU] defende que a prefeitura faça uma licitação para definir os novos comerciantes dos quiosques. Mas eu sei quanto os antigos donos dos bares demolidos sofreram prejuízos e há cerca de dois anos estão batalhando para sustentar suas famílias. Por isso, vou lutar até o fim para que eles retomem a posse sobre seus comércios”, garantiu Edvaldo.

Ao longo de 20 anos o comerciante Carlos Gonçalves, 52, manteve em funcionamento o Bar do Paulista na Aruana – um dos que foram demolidos por determinação judicial. Ele acredita no trabalho e na dedicação de Edvaldo Nogueira. “O prefeito está de parabéns pela obra. Esperamos que a AGU cumpra o acordo que foi feito antes, porque sabemos que, no que depender da prefeitura, teremos nossos quiosques de volta. Confiamos em Edvaldo”, disse Carlos.

Estrutura

Com um investimento de R$ 2,1 milhões em recursos próprios, o espaço de convivência da Orla da Aruana inclui 17 quiosques, calçamento, 16 postes com luminária quatro pétalas, 1.850 m2 de grama, ciclovia, estacionamento, muro de contenção em alvenaria de pedra para conter o avanço do mar, 3.250m2 de meio-fio pré-moldado de concreto e itens fundamentais de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil em toda a sua extensão.

Por se tratar de uma grande obra de melhoria em um local de preservação ambiental pertencente à União, a reurbanização da Aruana inclui em seu projeto itens reforçam o cuidado com a questão. Por respeito à legislação ambiental, a obra não poderia deixar de seguir determinados pontos acordados em audiências realizadas no Ministério Público Federal (MPF).

“A primeira versão do documento incluía detalhes como cozinha, banheiros, implantação do sistema de esgotamento e outros. No entanto, os órgãos de defesa do meio ambiente não acataram e, a cada audiência, aperfeiçoamos o planejamento. E agora, temos que entregar os quiosques de acordo com a arquitetura imposta pela justiça. Mas, mesmo assim, dá para perceber a excelência da estrutura em toda a obra”, informou o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana.

Turismo

Em menos de um ano, a Prefeitura de Aracaju já transformou uma boa parte do litoral sul em importante ponto turístico da capital sergipana. Com a inauguração do deque do banho doce, em junho do ano passado, a praia da Aruana já seguia explorando ainda mais seu potencial turístico. Orçada em R$ 202 mil, a obra está erguida em base de concreto e com revestimento em madeira de lei e eucalipto. No local também foram construídos dois quiosques com cobertura em piaçava para a venda de cocos. A área para banho foi projetada com piso antiderrapante e paginação colorida.

O potencial atrativo da região do litoral sul agora se complementa com a reurbanização da Orla. Além dos espaços de lazer, os moradores e turistas podem usufruir das áreas verdes e das ciclovias, incluídas em uma estrutura que visa estimular o bem estar e a qualidade de vida da população aracajuana.

Fonte: AAN


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais