Prefeito-Mirim de Aracaju toma posse

0

Daniel recebe a chave da cidade das mãos do prefeito
“É com muito orgulho que recebo a faixa e a chave da cidade hoje. Eu pretendo reformar o parque dos cajueiros, e colocar professores de informática nas escolas”. Ao ler essa frase você provavelmente pensa que se trata de um político. E acertou, essa foi a frase de posse do Prefeito-Mirim de Aracaju, Daniel Vinícius dos Santos, um jovem de 13 anos, estudante da 5ª série do Colégio Freitas Brandão. 

Daniel foi empossado hoje, 17, pela manhã juntamente com a nova câmara de vereadores. Todos fazem parte do projeto da Prefeitura Municipal de Aracaju ‘Orçamento Participativo Mirim’, que promove a inclusão das crianças nas discussões políticas de forma lúdica. O projeto foi desenvolvido há 5 anos, e esse ano a votação para prefeito mirim contou com 24 candidatos. 

“O projeto visa engajar as crianças nos processos do Orçamento Participativo. Estamos elaborando um projeto para que a cada mês tenhamos uma atividade que tenha relação com a escola, e próximo mês já tem uma visita ao Oceanário”, falou Priscila Brasil, atual Coordenadora do projeto. 

Fotos: Secom / PMA
Durante o mandato de dois anos o prefeito-mirim visita as obras da prefeitura, com uma caravana da cidadania mirim, acompanhado do seu vice-prefeito e dos vereadores. A eleição é feita nas plenárias de bairros, em cada semestre, onde são tirados três representantes. A secretaria de educação escolhe um grupo de crianças para eleger o prefeito dentre os candidatos, e, como na vida real, o mais votado ganha. O segundo mais votado vira vice-prefeito, e o terceiro é o Presidente da Câmara. 

“As crianças são relegadas na maioria dos governos” fala o prefeito Edvaldo Nogueira. “Quando Déda assumiu a prefeitura e eu a secretaria de governo tivemos a idéia de que toda a secretaria deveria se comprometer de alguma forma com as crianças. Daí nasceu o projeto. Hoje quem sabe a gente podia fazer esse projeto a nível estadual”, declarou. 

Daniel se declarou fã de Déda, pediu ao prefeito que o levasse para conhecer o governador eleito. “Ele é a minha inspiração. Durante a campanha eu botava a música dele bem alta no som, pros vizinhos ouvirem. Quando ele for presidente eu vou ser o vice”, comentou o jovem que já aspira a vida política real. “Sinto-me como um verdadeiro representante das crianças”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais