O prefeito de Canindé de São Francisco, Ednaldo da ‘Farmácia’ (PP), juntamente com os prefeitos dos municípios baianos, como Deri do Paloma (PP), de Jeremoabo, e Luiz de Deus (PSD), de Paulo Afonso, estiverem na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, (OAB/SE), para receberem os planos municipais de saneamento básico desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS).
Segundo o presidente da Comissão Socioambiental da OAB/SE, Honey Gama, os projetos são importantes ferramentas de políticas públicas e gestão ambiental para preservação da Bacia Hidrográfica do Velho Chico.“São projetos que visam garantir o abastecimento humano de água, esgotamento sanitário, drenagem fluvial e os resíduos sólidos (lixo)”, afirma. Honey salienta que essas práticas, assim que implementadas, irão promover o desenvolvimento social de ambas as cidades. “A população tem mais saúde quando se há saneamento básico”, avalia.
Ainda segundo Honey, há falta de interesse de muitos municípios em participar de projetos como este. Ele afirma que o edital continua disponível no site do comitê, mas que a baixa procura pelas autoridades municipais é enorme. “É bom ressaltar que os municípios também precisam fazer sua parte e se inscreverem para obter os benéficos dos projetos”, destaca.
Ednaldo da ‘Farmácia’, o prefeito de Canindé, comemora o projeto e se diz feliz por ele ter finalmente “saído do papel”. “Canindé foi agraciada com um projeto que há muito tempo vem sendo buscado”, ressalta. “Esse projeto vai trazer melhorias na condição de vida das pessoas da cidade, principalmente no âmbito da saúde”, completa. Ainda segundo o prefeito, o saldo positivo do projeto também irá incidir na área ambiental. “Eu me orgulho em dizer que esse projeto terá um impacto de preservação muito grande tanto na fauna quanto na flora, enfim, no meio ambiente como um todo”, avalia.
O projeto
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS) subdivide em três partes os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica: Alto, Baixo e Médio São Francisco. Os municípios de Canindé, Jeremoabo e Paulo Afonso ficam localizados no Baixo São Francisco. Eles estão sendo beneficiados via edital elaborado pelo comitê com recursos que buscam auxiliar a implementação de projetos de saneamento básico desses municípios a fim de contribuir para a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o do meio ambiente.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B