Prefeitos visam recursos para projetos de saneamento básico

Solenidade aconteceu no plenário da OAB/SE (Foto: Portal Infonet)

O prefeito de Canindé de São Francisco, Ednaldo da ‘Farmácia’ (PP), juntamente com os prefeitos dos municípios baianos, como Deri do Paloma (PP), de Jeremoabo, e Luiz de Deus (PSD), de Paulo Afonso, estiverem na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, (OAB/SE), para receberem os planos municipais de saneamento básico desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS).

Honey Gama, presidente da Comissão Socioambiental da OAB/SE (Foto: Portal Infonet)

Segundo o presidente da Comissão Socioambiental da OAB/SE, Honey Gama, os projetos são importantes ferramentas de políticas públicas e gestão ambiental para preservação da Bacia Hidrográfica do Velho Chico.“São projetos que visam garantir o abastecimento humano de água, esgotamento sanitário, drenagem fluvial e os resíduos sólidos (lixo)”, afirma. Honey salienta que essas práticas, assim que implementadas, irão promover o desenvolvimento social de ambas as cidades. “A população tem mais saúde quando se há saneamento básico”, avalia.

Ainda segundo Honey, há falta de interesse de muitos municípios em participar de projetos como este. Ele afirma que o edital continua disponível no site  do comitê, mas que a baixa procura pelas autoridades municipais é enorme. “É bom ressaltar que os municípios também precisam fazer sua parte e se inscreverem para obter os benéficos dos projetos”, destaca.

Prefeito de Canindé de São Francisco, Ednaldo da ‘Farmácia’ (PP) (Foto: Portal Infonet)

Ednaldo da ‘Farmácia’, o prefeito de Canindé, comemora o projeto e se diz feliz por ele ter finalmente “saído do papel”.  “Canindé foi agraciada com um projeto que há muito tempo vem sendo buscado”, ressalta. “Esse projeto vai trazer melhorias na condição de vida das pessoas da cidade, principalmente no âmbito da saúde”, completa. Ainda segundo o prefeito, o saldo positivo do projeto também irá incidir na área ambiental. “Eu me orgulho em dizer que esse projeto terá um impacto de preservação muito grande tanto na fauna quanto na flora, enfim, no meio ambiente como um todo”, avalia.

O projeto

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRS) subdivide em três partes os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica: Alto, Baixo e Médio São Francisco. Os municípios de Canindé, Jeremoabo e Paulo Afonso ficam localizados no Baixo São Francisco. Eles estão sendo beneficiados via edital elaborado pelo comitê com recursos que buscam auxiliar a implementação de projetos de saneamento básico desses municípios a fim de contribuir para a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o do meio ambiente.

por João Paulo Schneider 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais