Prefeitura de Aracaju inaugura novo espaço no Horto Florestal

(Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA)

A Prefeitura de Aracaju deu um grande passo no objetivo de preparar a capital para um desenvolvimento, cada vez mais, sustentável, nesta sexta-feira, 8. O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou o novo espaço do Horto Florestal, localizado no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Sementeira. Fruto de um projeto pioneiro, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a estufa será voltada  para ampliar a produção de mudas florestais e servirá para criar um ambiente de calor favorável nos períodos de inverno, garantindo melhora na qualidade das plantas.

A infraestrutura conta com o investimento de, aproximadamente, R$ 85 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar. “É um projeto muito importante, pioneiro, e, com ele, estamos dando um grande passo na arborização da cidade. Cultivamos o Horto Florestal há muitos anos e ele é fundamental para a produção de mudas para Aracaju, ficando localizado no xodó da nossa capital, que é o Parque da Sementeira. Todos nós somos muito felizes por termos quase no centro da nossa cidade um parque desta natureza, que integra, traz qualidade de vida, e, agora, com esse projeto, em parceria com o governo federal, adquirimos mais uma estufa, de forma a produzir mais mudas. É uma estufa moderna, que foi erguida com recursos de emenda do deputado Laércio Oliveira, a quem agradeço muito”, destacou Edvaldo.

Ao entregar a nova estrutura, o prefeito ressaltou que a iniciativa representa um grande avanço na construção “de uma cidade resiliente, sustentável, e materializa o título de capital da qualidade de vida”. “Embora pareça algo singelo, esse ato possui grande relevância para nossa cidade. Temos assistido às mudanças climáticas, acompanhado de perto as transformações, e precisamos agir. Iniciamos esse trabalho em 2017 e agora estamos começando a colher os frutos. Com esta nova estufa, vamos plantar novas sementes para o futuro da nossa cidade. Estamos fazendo hoje, pensando no amanhã, na construção de uma cidade bonita, organizada, arborizada, que as pessoas se locomovam com facilidade, mas, acima de tudo, uma cidade que permita a qualidade de vida”, expressou.

O gestor enalteceu também a importância da parceria com o Ministério do Meio Ambiente para a execução do projeto. “Esta parceria mostra que, quando todos se unem para um bem comum, os resultados se tornam visíveis. Acredito muito nas parcerias, nesta união que faz com que o Brasil melhore, cresça. Por isso, quero agradecer ao governo federal por mais esta ação conjunta, que contribui para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Hoje estamos plantando uma semente que vai frutificar muito no futuro. Aproveito para agradecer a todos os trabalhadores da Sema e da Emsurb, que tanto se empenham nessas ações”, disse.

Da mesma forma, o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura para tornar a cidade mais sustentável. Ele enfatizou que o empenho da gestão municipal “ultrapassa o discurso e demonstra a qualidade dos serviços prestados”. “Aracaju foi a primeira cidade a cadastrar suas áreas verdes urbanas, que hoje são 129. Com essas dez mil mudas aumentará a arborização urbana, o percentual de áreas verdes, o que significa mais saúde e qualidade de vida para a população”, afirmou.

O representante do Ministério do Meio Ambiente também destacou que Aracaju já figura entre as 20 cidades mais verdes do Brasil e frisou que, “com a determinação da gestão municipal, com certeza, avançará cada vez mais”. “Aracaju está sendo pioneira no projeto, com protagonismo e entusiasmo. Uma equipe técnica muito qualificada, que tem tocado essa iniciativa, e que, com certeza, irá contribuir com mais saúde, bem-estar e conforto térmico para a população.  O Ministério do Meio Ambiente se alegra em ser parceiro da Prefeitura, dentro das ações do programa Cidades Mais Verdes em que outras cidades das cinco regiões do Brasil serão atendidas”, considerou.

Novo espaço

O novo espaço do Horto Florestal permitirá que as mudas cresçam de forma mais rápida, sem pragas, aumentando a produtividade e melhorando a eficiência para disponibilização das unidades que são plantadas na cidade. Além da construção do horto, o projeto inclui a aquisição de insumos para manutenção das mudas, como tutores, calcário, terra preta, esterco, adubo superfosfato, entre outros itens. A ideia é viabilizar o plantio de 10 mil mudas arbóreas, de forma a ampliar as áreas verdes por toda a cidade.

“Dentro da política ambiental da Prefeitura, o Horto é fundamental na produção de mudas. Grande parte das mudas que nós plantamos pela cidade sai deste local. O que fazemos agora é melhorar muito essa capacidade, com investimentos que envolvem não apenas essa estufa nova, mas também toda a estrutura de produção. Nós pretendemos produzir dez mil mudas por ano, o que trará um impacto muito grande na arborização da cidade. Para Aracaju, a arborização é fundamental, parte do Planejamento Estratégico, então fizemos todo o esforço para que, por meio desta cooperação, pudéssemos dar um passo a mais nesse processo, sempre buscando uma cidade mais sustentável”, detalhou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

A estufa possui 286 metros quadrados e capacidade para a produção de duas mil mudas florestais. O local conta com uma equipe formada por 26 profissionais, incluindo técnicos e analistas ambientais. Entre as espécies priorizadas para o plantio estão as nativas da Mata Atlântica e da Caatinga, de acordo com o coordenador do Horto, Vítor Melo.

“Priorizamos essas espécies por termos na cidade lugares com climas muito parecidos aos dessas regiões. O objetivo é deixar Aracaju mais verde, com um ambiente mais ameno. Além de melhorar o clima, as árvores trazem outros benefícios como a redução da poluição sonora onde estão presentes, a redução também do CO2 expelido pelos carros e outros transportes, e consegue trazer de volta animais nativos da região, ao proporcionar sementes e frutos”, explicou.

Plantio de mudas

Além da entrega do Horto, a Prefeitura deu início ao plantio de mudas florestais na cidade, por meio de um termo de cooperação entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente. Ao todo, serão duas mil mudas plantadas, por meio do compromisso entre a gestão e o governo federal. Nesta primeira fase, serão plantadas 300 mudas na avenida Beira Mar. “Faremos um trabalho de recuperação e reflorestamento da cidade, dentro do projeto de resiliência, haja vista as mudanças climáticas. É fundamental cuidarmos do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e estamos nos empenhando muito para isso”, acrescentou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao fazer o plantio da primeira muda na avenida.

Estiveram presentes a vice-prefeita Katarina Feitoza; a secretária-adjunta de Qualidade Ambiental do Meio Ambiente, Ana Paula Ramos; o superintendente do Ministério do Meio Ambiente, Thiago Rangel; a deputada estadual Maria Mendonça; o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinicius Porto; os vereadores Sargento Byron, Breno Garibalde, Antônio Bittencourt, Ricardo Vasconcelos, Fábio Meireles, Soneca, Manoel Marcos; o ex-deputado federal Adelson Barreto; além de membros do Ministério do Meio Ambiente e secretários municipais.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais