
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), iniciou o ano de 2026 com a doação de 1.118 mudas nativas. O resultado reflete uma tendência observada ao longo de 2025: a crescente procura da população por mudas arbóreas, frutíferas e medicinais.
O engajamento dos aracajuanos impulsionou, inclusive, o aumento da produção e da quantidade de mudas disponibilizadas semanalmente pelo Horto Municipal. “Atualmente, o Horto Municipal oferece cerca de 130 mudas por semana em sua sede, além de receber uma média de 30 pessoas diariamente”, explicou a técnica da Sema, Alice Barbosa. Ela também destacou que as doações ocorrem em diferentes situações. “Além do atendimento no Parque da Sementeira, os interessados podem solicitar mudas por meio da plataforma AjuInteligente ou durante ações itinerantes, como os projetos ‘Sema no Seu Bairro’ e ‘Tamo Junto Aracaju’”, reforçou.
Além das doações, a Secretaria do Meio Ambiente também executa o plantio de mudas em calçadas, contribuindo para a ampliação da cobertura vegetal nos bairros da capital e alinhando o planejamento de arborização de Aracaju ao Plano Nacional de Arborização Urbana, que para combater as ilhas de calor e melhorar a qualidade de vida nas cidades, prevê, dentre outras coisas, que cada rua tenha no mínimo três árvores.
Segundo o coordenador do Horto Municipal, José Marques, o serviço de plantio pode ser solicitado de forma on-line, também pela plataforma AjuInteligente. “Após o registro do pedido, um técnico realiza uma visita ao local para avaliar as condições do espaço e indicar a espécie mais adequada para o plantio. A nossa meta para 2026 é ampliar significativamente o número de plantios em calçadas, e para isso contamos com a participação e o envolvimento da população”, destacou.
Fonte: PMA
