
A Prefeitura de Aracaju anunciou nesta segunda-feira, 29, que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2026 permanecerá o mesmo valor do ano anterior. A medida, que está prevista no Decreto nº 8.429, publicado no Diário Oficial do Município divulgado no último dia 22 de dezembro, repete o congelamento do valor do tributo implementado em 2025.
O decreto também estabelece o calendário de pagamento do IPTU 2026, que passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2026. Os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com desconto, ou pelo parcelamento do imposto, conforme as datas previstas no calendário oficial.
De acordo com o auditor de tributos municipais, Fernando Mota, o calendário de pagamento foi estruturado para oferecer mais previsibilidade e opções ao contribuinte. “O contribuinte já pode consultar o calendário completo, com as datas de vencimento e as condições de pagamento. Quem optar pela cota única garante o desconto de 7,5% realizando o pagamento até o dia 16 de janeiro, enquanto o parcelamento permite organizar melhor o orçamento ao longo do ano conforme o calendário disponível no portal do contribuinte”, explicou.
Uma das grandes novidades para o IPTU 2026 é a possibilidade de poder parcelar o valor em até 10 vezes a partir de uma parcela mínima de R$ 300,00. Todas as informações referentes ao IPTU 2026 estarão disponíveis no Portal do Contribuinte, além do atendimento presencial nos canais oficiais da Secretaria Municipal da Fazenda.
Confira aqui a tabela de valores e datas para o IPTU 2026.
Com informações da PMA
