
O prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, darão início nesta terça-feira, 10, às 18h, na avenida Poço do Mero, conjunto Bugio, a uma nova etapa do processo de modernização do parque de iluminação pública na capital, com a substituição de lâmpadas pela tecnologia de LED. A modernização foi viabilizada a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a administração municipal e o consórcio “Conecta Aracaju”.
A partir desta nova etapa, em um prazo de 18 meses, todos os mais de 59 mil pontos de iluminação pública da cidade serão substituídos por luminárias com tecnologia de LED, o que garantirá uma economia da ordem de 50% para os cofres públicos quando todo o parque estiver modernizado, uma vez que produzindo a mesma quantidade de luz que as demais, a LED é 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômica que as fluorescentes.
O projeto também traz benefícios para a qualidade de vida dos aracajuanos, uma vez que uma melhor iluminação pública está ligada diretamente a uma maior sensação de segurança.
Da mesma forma, as mudanças permitem que a capital siga no seu compromisso com o meio ambiente, já que as lâmpadas de LED são mais sustentáveis porque consomem menos energia durante o uso, e utilizam menos recursos naturais desde a fabricação até o descarte.
Processo e responsabilidades
Para que a PPP da Iluminação Pública de Aracaju se concretizasse, a administração municipal cumpriu rigorosamente várias etapas. A primeira foi a participação no edital do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em que foi selecionada. Na sequência, a gestão deu início à estruturação do projeto, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa Econômica Federal, e com o envolvimento de equipes do Banco Mundial e do seu braço financeiro, o International Finance Corporation (IFC).
O projeto seguiu o modelo estabelecido pelo MDR e pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI). Também foram realizadas audiências e consultas públicas, com a participação popular, democratizando a PPP.
O consórcio Conecta Aracaju foi escolhido por meio de leilão, realizado em agosto de 2020, na operadora Bolsa Brasil Balcão (B3), em São Paulo. À concessionária caberá substituir os mais de 59.000 pontos de luz da cidade, com uso de lâmpadas de LED e telegestão, em um investimento aproximado de R$ 83 milhões.
Além disso, 16 monumentos da cidade e pontos turísticos ganharão iluminação especial, a exemplo da igreja do Santo Antônio, Capuchinhos, Mercados Centrais, estátuas da Orla da Atalaia e dos quatro pontos que interligam Aracaju a outros municípios. O consórcio vai gerir a rede por um período de 13 anos.
Caberá ao Consórcio, também, a instalação de um sistema de monitoramento em tempo real nas principais avenidas da cidade, denominado de “telegestão”, além de montar uma central de controle; realizar a troca dos pontos de iluminação que apresentarem defeitos, em até 24h; e manter a qualidade e excelência da prestação dos serviços.
Fonte: Ascom PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B