O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, 11, que a revitalização do São Francisco está prevista dentro do Projeto de Integração do rio às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
De acordo com declarações do presidente dadas no programa de rádio Café com o Presidente, a parte do Rio São Francisco que passa pelos Estado de Minas Gerais, Bahia, Sergipe e de Alagoas, cidades que até então não tinham tratamento de esgoto e sofria com o desmatamento para fazer carvão, estão sendo recuperadas neste momento pelo governo.
O presidente garantiu ainda que os açudes nordestinos não vão mais secar com o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. “Nós vamos deixar os açudes perenes. Não vai ter mais aquela dos açudes, na época da seca, ficarem vazios, ou seja, nós vamos deixar os açudes sempre cheios”, disse Lula.
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que participou do programa, disse que o governo tem desenvolvido ações de recuperação do rio, com replantio da mata ciliar e tratamento de esgoto. Ele garantiu que a interligação do São Francisco não prejudicará os estados doadores, ou seja, de onde será retirada a água. Segundo o ministro, apenas 1,4% da vazão do rio serão transportados pelos canais, volume que já era jogado no mar.
Obras
As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional já iniciaram. De acordo com o ministro, o Exército começou a construir os canais de aproximação, que levarão água do rio até as estações de bombeamento, que vão levar a água até os canais.
O projeto de integração prevê a construção dos eixos Norte e Leste, responsáveis por captar a água e leva-lá até os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com informações da Agência Brasil