Presidente Lula participa de solenidade de batismo da Piranema

0

Presidente Lula vem a Sergipe pela segunda vez em menos de dois meses
Hoje, 4, Aracaju recebe a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participará do batismo da Plataforma de Piranema, que irá operar a 25 Km da costa sergipana, dando um salto na produção da Petrobras.

 

O batismo será transmitido, ao vivo, diretamente da plataforma para o teatro Tobias Barreto. Além do presidente Lula, participam da solenidade o governador de Sergipe, Marcelo Déda; o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo; o diretor de exploração e produção da companhia, Guilherme Estrella; a consultora na área de exploração e produção de Sergipe e Alagoas, Lanamara Pinheiro Cangussu representando a madrinha da unidade; a gerente na área de exploração, Elizabeth Machado, e executivos da Sevan Marine, empresa proprietária da plataforma.   

Antes de vir a Sergipe o presidente se fará presente à solenidade de início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife.

 

Piranema

 

A plataforma que vai operar no campo de Piranema é um projeto pioneiro no mundo pelas características técnicas inéditas numa unidade do tipo FPSO (que produz, armazena e transfere petróleo). Tem casco redondo, ao contrário das plataformas flutuantes tradicionais, que normalmente resultam da transformação de um navio petroleiro em unidade de produção. É mais versátil e estável, podendo operar em condições ambientais mais severas. Além disso, o óleo de Piranema será o mais leve (44 API) entre produzidos em águas profundas no Brasil.

 

Este será o primeiro projeto de produção em águas profundas – em profundidade d’água entre 1.000 e 1.500 metros – no Nordeste. Os investimentos no desenvolvimento do projeto, que iniciará a produção até o final do ano, chegaram a R$ 2,4 bilhões. Ela produzirá, inicialmente, 10 mil barris diários de petróleo, podendo chegar a 30 mil em 2008. Até 2018, a produção acumulada deverá chegar a 30 milhões de barris.

Comentários