O Ministério da Previdência publicou hoje, 17, edital referente ao bloqueio dos benefícios com final 4, de aposentados e pensionista que não fizeram o Censo Previdenciário. Mais de 100 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado em todo o país. Em Sergipe, o número chega a 780 beneficiários. (Clique aqui para conferir a relação)
Os segurados só receberão o pagamento de novembro depois que fizerem o Censo em uma agência do banco pagador do benefício. Eles foram convocados para fazer o Censo Previdenciário em julho e, desde março, toda vez que sacam o pagamento estão sendo informados da necessidade de atualizar os dados cadastrais.
Os que deixaram de fazer o Censo no prazo foram comunicados da obrigatoriedade por carta e editais. Os que, ainda assim, deixaram de atualizar os dados cadastrais terão o pagamento suspenso.
Censo
O Censo Previdenciário começou em outubro de 2005. Para a primeira etapa, foram selecionados 2,4 milhões de benefícios, considerados pelo INSS como mais vulneráveis a eventuais fraudes, por conterem informações incompletas. Para a segunda etapa foram chamados 14,7 milhões de beneficiários.
Os documentos obrigatórios para fazer o Censo são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação, que pode ser a própria Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional. O INSS recomenda, também, que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).
Com informações do Ministério da Previdência
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B