Durante todo o dia desta terça-feira, 11, aconteceu, no auditório da Reitoria do campus da Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), o Sun Tech Days 2006. O evento, que está sendo sediado na cidade de São Paulo, e que prossegue na quarta, 12, tem o objetivo de difundir, discutir e aprimorar o desenvolvimento da plataforma Java.
Realizado pela Sun Microsystems e contando com a parceria dos Grupos de Usuários de Java do Brasil, o Sun Tech Days está sendo retransmitido para 12 cidades brasileiras, além de Aracaju. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Carlos ou Votuporanga.
No período da manhã, além do sorteio de brindes e das boas vindas dada pelo presidente da Sun Microsystems Brasil, Cleber Moraes, foram realizadas ainda duas palestras. A primeira foi proferida por Jonathan Schwartz, presidente e diretor operacional da Sun Microsystems.
Schwartz, que lidera todas as funções operacionais da Sun, desde o desenvolvimento de produtos e marketing mundial até as vendas globais e manufatura, abordou o tema da utilidade social da tecnologia e a importância que os softwares livres possuem diante da sociedade.
Dentro deste contexto ele destacou as iniciativas do governo brasileiro no sentido de estimular e difundir o uso dessas iniciativas de desenvolvimento de tecnologia onde o código fonte é disponibilizado ao acesso de todos gratuitamente. Nesse sentido, ele comentou o trabalho desenvolvido pela Sun ao disponibilizar aos usuários Java de todo o mundo os códigos fontes da plataforma desenvolvida pela empresa.
Já a segunda palestra da manhã foi proferida por Jeff Jackson, vice-presidente do Grupo de Plataformas para Desenvolvedores e Java da Sun. Ele destacou as possibilidades que os usuários de Java têm de ter acesso aos códigos fontes e de também colaborarem para o aprimoramento da plataforma.
Ao longo de sua fala ele apresentou vários grupos de usuários, como o www.java.net, e etapas de desenvolvimento da plataforma Java que estão sendo desenvolvidas, a exemplo do Java Dolphin, em etapa de planejamento, e do Mustang, que já pode ser acessado pelos usuários.
Jackson aproveitou ainda a oportunidade para convidar o Brasil a participar da Copa Mundial da Participação, onde desenvolvedores de todo o mundo colaboram no desenvolvimento da plataforma Java. Além disso, ele fez questão de estimular os brasileiros a participarem do site http://developers.sun.com/ e interagirem com outros desenvolvedores e usuários de Java.
Java – Para Luiz Augusto Ruiz, coordenador de Eventos do Sejug, o grande diferencial da Java, comparada a outras plataformas é o fato dela poder ser utilizada de forma gratuita. Isso possibilita uma economia, nos gastos governamentais ou privados, com tecnologia. Luiz Augusto Ruiz, coordenador de Eventos do Sejug
Além disso, ele destaca ainda o fato de a plataforma possuir um código aberto, o que proporciona uma série de contribuições e um gradativo e constante avanço na Java, permitindo que ela possa ser utilizada para uma infinidade de interesses. Para Ruiz é a soma destes fatores que tem permitido o grande crescimento da plataforma em todo o mundo.
Com isso, ele acrescenta que a realização de um evento deste porte no Brasil, e consequentemente a sua retransmissão para Aracaju, é de fundamental importância, pois as pessoas que estão palestrando estão entre aqueles que ditam as novas normas mundiais para o desenvolvimento da plataforma Java. “A realização deste evento aqui demonstra também a importância e o respeito do Brasil dentro deste processo de desenvolvimento da Java”, acrescentou.
Ruiz falou ainda sobre como Sergipe está se inserindo neste contexto. “O Sejug, que existe a três anos, é uma comunidade de usuários que busca discutir e colaborar neste processo de desenvolvimento”, comentou o coordenador do Sejug, acrescentando que a partir do próximo mês o grupo estará reunindo-se regularmente.
Segundo Ruiz, os encontros serão realizados no primeiro sábado de cada mês, no campus da Farolândia da Universidade Tiradentes. Ele ressalta que a participação no grupo é gratuita. Para os interessados em obter mais informações a respeito do Sejug e das reuniões, Ruiz informa que as mesmas podem ser obtidas no site www.sejug.org.
Vale destacar por fim, que Givanildo Nascimento, que é o Jug Líder do Sejug, encontra-se em Salvador participando da retransmissão do Sun Tech Days na capital baiana. Clique aqui e confira a programação para a tarde da terça em Aracaju. A mesma inclui palestras locais a exemplo da que irá abordar o tema: “Desenvolvimento de aplicações Web J2EE com o InfoNet iWorkplace 2.0”, que será ministrada pelo setor de Software da InfoNet, um dos patrocinadores locais do evento.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B