O Programa Nacional de Inclusão de Jovem (ProJovem), realizado pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com as prefeituras, está com a primeira fase das suas matrículas abertas até o dia 31 desse mês. Aqueles que efetuaram a inscrição por telefone, devem se dirigir ao Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado na rua Carlos Corrêa, 260, bairro Siqueira Campos, para efetuar a matrícula.
É necessário levar uma cópia do CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, comprovante de residência e a transferência original da última escola na qual estudou. Aqueles que não conseguirem realizar a matrícula no prazo estabelecido, poderão fazê-la no mês de setembro, nos núcleos do programa, desde que ainda tenham vagas disponíveis.
Nessa etapa, o programa está oferecendo para Aracaju 2.700 vagas. Podem participar aqueles que possuam idade entre 18 e 24 anos, tenham feito a 4ª série, mas não concluído o ensino fundamental. Depois de matriculados, os jovens com 75% de freqüência e que tenham feito todas as atividades recebem um benefício de R$ 100 mensais.
As aulas terão início no dia 3 de setembro e os alunos serão divididos em quinze núcleos, cada uma com cerca de 150 estudantes. A escolha do local de estudo fica a critério de cada um, respeitando a ordem de matrícula e o número de vagas.
Os núcleos estarão nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Presidente Vargas (Siqueira Campos), Professor José Antônio da Costa Melo – Caic- (Getúlio Vargas), Diomedes Santos Silva (Santa Maria), Laonte Gama (Santa Maria), Jornalista Orlando Dantas (Nova Veneza), Olavo Bilac (Cidade Nova), Dom José Vicente Távora (Manoel Preto), Presidente Tancredo Neves (Luzia) e Juscelino Kubitschek (Coroa do Meio).
O ProJovem funciona também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Lamarão, Farolândia, Santos Dumont e Porto Dantas. Cada um desses núcleos é formando por uma equipe de cinco professores de formação básica, um educador de qualificação profissional e um assistente social, que seguem uma proposta pedagógica interdisciplinar apoiada na formação básica, qualificação profissional e ação comunitária, na qual os alunos aprendem a fazer uma relação do que aprendem com o local onde moram.
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