Procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes é esperada por fiéis

0

Procissão do Bom Jesus dos Navegantes / Foto: Manoel Ferreira
Muitos fiéis e devotos acompanharam a procissão do Bom Jesus dos Navegantes, que tradicionalmente sai dia 1º de janeiro. O primeiro percurso foi da Igreja Catedral Metropolitana de Aracaju a ponte do Imperador. De lá, o andor com a imagem de Jesus Cristo seguiu para a procissão fluvial.

A lancha Capela, da Capitania dos Portos, levou os padres e alguns fiéis, tendo como um dos guias o prático Zé Peixe. Ela saiu pontualmente às 16h como está na programação e depois que fizer o percurso próximo às margens do Bairro Industrial, atravessando para a Barra dos Coqueiros até a foz retornará ao ponto de partida. Poucos barcos acompanharam o cortejo.

Andor saindo da Ponte do Imperador
Muitos fiéis aguardam na balaustrada do rio, desde o bairro treze de julho até o Bairro Industrial e outros inovaram esperando os barcos da ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros.

Fé é o motivo que faz a católica Elze dos Santos Feitosa sair de casa a mais de 30 anos para acompanhar a procissão de perto. Ela comenta que ficou alguns anos sem poder participar por causa de um acidente que a deixou com pouca mobilidade. “Mas logo que me recuperei voltei a participar. Eu obtive e ainda recebo muitas graças”, revela.

Carmelita, Elze e Maria acompanham a procissão todos os anos
Da mesma forma pensa sua amiga Carmelita Freitas. Ela disse que não faz promessa para ir à procissão, mas que gosta de estar presente na primeira missa do ano e acompanhar o cortejo. “Depois que os barcos chegam nós vamos assistir à missa”, diz.

Por volta das 17h30 é esperado o retorno dos barcos. Acompanhando o andor e em oração os fiéis saem por terra em direção a Igreja do Santo Antônio. O trajeto é avenida Ivo do Prado, praça General Valadão, avenida Carlos Firpo e avenida João Ribeiro, subindo a Colina do Santo Antônio, terminando com a missa campal.


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais