Procon apreende 1,2 mil litros de leite marca Natville no DF

Mil e duzentos litros de leite UHT da marca Natville foram apreendidos por fiscais do Procon no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de julho. A operação foi iniciada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ter constatado a contaminação do produto em uma fábrica em Sergipe e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspender a comercialização, distribuição e uso dos lotes fabricados entre janeiro e maio de 2023.

A maior parte das apreensões foi feita em Planaltina e Arapoanga, no Distrito Federal. De acordo com o Procon/DF, os mercados têm 20 dias para devolver os produtos impróprios para o consumo ao distribuidor ou ao fabricante. Esses locais serão multados somente se venderem o leite da marca Natville. O leite UHT da Natville é armazenado em embalagem Tetra Pak, conhecido pelo consumidor como leite de caixinha longa vida.

Suspensão

Em junho deste ano, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. São eles: Leite UHT integral; Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro); e Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

De acordo com a Anvisa, o Mapa verificou que os produtos  foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, localizada em Nossa Senhora da Glória/SE, sem a devida autorização do Ministério. Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda, localziada em União dos Palmares, Alagoas. Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.

Em nota publicada em seu site oficial, a Natville disse que está trabalhando para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e explicou que todas as suas fábricas estão funcionamento plenamente e em conformidade com as regras do Mapa. Disse ainda que as irregularidades apontadas decorrem de operação em um setor novo na unidade Glória, mas que atualmente a fábrica está totalmente regulamentada. A empresa disse também que implementou um programa de recall para recolhimento e substituição dos itens e que segue o compromisso de entregar aos seus clientes produtos com qualidade e segurança alimentar.

Com informações do Procon/DF e da Anvisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais