Procon recebe 15% a mais de reclamações

As reclamações de insatisfação com produtos e serviços na Coordenadoria Estadual de Direitos e Defesa do Consumidor (Procon) aumentaram. De acordo com as estatísticas, no ano de 2006 foram abertos no total 4.032 processos. E somente nos primeiros quatro meses deste ano, já foram abertos 1.800 processos, demonstrando um acréscimo de 15%.

Para a diretora do Procon, Maria Gilsa Brito, a procura do consumidor ao órgão e o aumento de reclamações comprova a credibilidade do trabalho que vem sendo realizada pelo Procon que de maneira enérgica têm auxiliado o consumidor sobre os seus direitos.

“O consumidor está mais consciente de seus direitos e dessa forma está correndo atrás quando necessário. O Procon vem trabalhando de forma a auxiliar o consumidor sendo que 90% das reclamações são solucionadas a partir de acordos com as empresas envolvidas”, disse ela.

O Procon divulga estatística realizada com base nas reclamações provindas dos consumidores em 2007. Dentre os maiores registros denunciados estão os fabricantes de aparelhos celulares com 937 e as empresas de telefonia móvel 162.

Acompanhe as estatísticas das reclamações dos consumidores em 2007:

SETOR

ANO

QUANTIDADE

PERCENTUAL

Fabricantes de Aparelhos Celulares

2006

2.167

53%

 

2007

937

52,05%

Lojas de Eletroeletrônicos

2006

58

1,43%

 

2007

34

1,88%

Telefonia Móvel

2006

300

7,44%

 

2007

162

9%

Telefonia Fixa

2006

43

1,06%

 

2007

16

0,88%

Supermercados

2006

52

1,28%

 

2007

19

1,05%

Serviços Essenciais

2006

31

0,76%

 

2007

10

0,55%

Tv a Cabo

2006

42

1,03%

 

2007

07

0,38%


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