As reclamações de insatisfação com produtos e serviços na Coordenadoria Estadual de Direitos e Defesa do Consumidor (Procon) aumentaram. De acordo com as estatísticas, no ano de 2006 foram abertos no total 4.032 processos. E somente nos primeiros quatro meses deste ano, já foram abertos 1.800 processos, demonstrando um acréscimo de 15%.
Para a diretora do Procon, Maria Gilsa Brito, a procura do consumidor ao órgão e o aumento de reclamações comprova a credibilidade do trabalho que vem sendo realizada pelo Procon que de maneira enérgica têm auxiliado o consumidor sobre os seus direitos.
“O consumidor está mais consciente de seus direitos e dessa forma está correndo atrás quando necessário. O Procon vem trabalhando de forma a auxiliar o consumidor sendo que 90% das reclamações são solucionadas a partir de acordos com as empresas envolvidas”, disse ela.
O Procon divulga estatística realizada com base nas reclamações provindas dos consumidores em 2007. Dentre os maiores registros denunciados estão os fabricantes de aparelhos celulares com 937 e as empresas de telefonia móvel 162.
Acompanhe as estatísticas das reclamações dos consumidores em 2007:
SETOR | ANO | QUANTIDADE | PERCENTUAL |
Fabricantes de Aparelhos Celulares | 2006 | 2.167 | 53% |
2007 | 937 | 52,05% | |
Lojas de Eletroeletrônicos | 2006 | 58 | 1,43% |
2007 | 34 | 1,88% | |
Telefonia Móvel | 2006 | 300 | 7,44% |
2007 | 162 | 9% | |
Telefonia Fixa | 2006 | 43 | 1,06% |
2007 | 16 | 0,88% | |
Supermercados | 2006 | 52 | 1,28% |
2007 | 19 | 1,05% | |
Serviços Essenciais | 2006 | 31 | 0,76% |
2007 | 10 | 0,55% | |
Tv a Cabo | 2006 | 42 | 1,03% |
2007 | 07 | 0,38% |
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