Professores da UFS paralisam atividades nesta quinta

Nelia Oliveira, presidente da ADUFS

Os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) irão paralisar suas atividades nesta quinta-feira, 12, por 24h. A paralisação está alinhada com o movimento nacional dos professores de universidades federais que tem como principal motivação o reajuste salarial imediato e a revogação dos programas de reforma universitária.

De acordo com Nélia Oliveira, presidente da Associação dos Docentes da UFS (Adufs), a paralisação tem o principal objetivo de pressionar o governo federal a abrir, as negociações. “É um dia de vigília nacional. O movimento em nível federal está construindo a perspectiva de greve para o final de setembro, mas nós ainda não pautamos isso aqui”, diz a professora, deixando a entender que os professores em Sergipe não indicam adesão a uma possível greve nacional.

Amanhã os professores estarão em debate sobre os três temas que pautam a paralisação: o programa de reestruturação das universidades (Reuni), a Reforma da Previdência e a carreira docente. Serão feitas reuniões setoriais para discutir os temas, e as propostas do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

A presidente da Adufs alerta para a mudança de quadro nacional com relação à greve dos professores, que já foi rejeitada em duas assembléias de professores. “Antes nós tínhamos apenas três universidades com indicativos de greve, agora nós temos 15. Apenas oito não aprovaram o indicativo de greve, entre elas Sergipe”, explica.

As aulas da UFS retornaram nessa segunda-feira, 10, após uma paralisação de mais de 100 dias dos servidores, que foi acompanhada por paralisação estudantil, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais