São Domingos: professores fazem ato para denunciar atraso salarial

Um grupo de docentes realizaram um ato na manhã desta quinta-feira, 20, para reivindicar os constantes atrasos e melhorias no pagamento do piso salarial da categoria (Foto: Milena Santana/Sintese)

Professores do município de São Domingos, a 73 km da capital, estão desde março com salários atrasados e parcelados. Em virtude dessa situação, um grupo de docentes realizou um ato na manhã desta quinta-feira, 20, para reclamar dos constantes atrasos e reivindicar melhorias no pagamento do piso salarial da categoria.

Segundo a vice-presidente local do Sintese, Milena Santana, janeiro e fevereiro foram os únicos meses do ano em que os professores receberam o salário em dia. “A partir de março, começaram os atrasos e os parcelamentos”, lamenta. Ainda segundo ela, o atual piso salarial dos professores se refere a 2015. “Estamos há três anos sem o reajuste do piso. Não recebemos o piso nacional”, acrescenta.

Milena conta também que não há na prefeitura um porta-voz que atenda as demandas dos professores para que esse quadro possa vir a se modificar. “Nós somos os nossos porta-vozes. Tentamos várias vezes o diálogo, mas não há uma contrapartida eficiente da prefeitura”, diz. Para a professora, tem sido difícil trabalhar e não ter a confiança de que, de fato, irá receber.

“Depois desse ato, a prefeitura disse que iria nos pagar 1/3 do décimo terceiro ainda hoje. É uma batalha por dia”, avalia. Milena relata que a prefeitura diz que há essa situação em virtude da “crise” pela qual passa a arrecadação do município e que o prefeito herdou da gestão antiga muitas dívidas.

O Portal Infonet entrou em contado com a prefeitura de São Domingos bem como com a Secretaria Municipal de Educação, mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno. A equipe de reportagem permanece à disposição por meio do e-mail jornalismo@infonet.com.br  e do telefone (79) 2106-8000.

Por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais