Profissão de jornalista pode ser extinta

Material informativo
A profissão de Jornalista está ameaçada de ser extinta. Existe um recurso extraordinário do Ministério Público Federal (MPF) que desregulamenta a profissão de jornalista, pois elimina a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. A matéria já está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e pode ser votada a qualquer momento, sem direito a recurso.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicatos da categoria de todo o país divulgaram uma nota pública em defesa da manutenção da exigência de diploma para o exercício da profissão no início deste mês. E o sindicato local, através do presidente George Washington, está mobilizando a categoria: entregando cartazes e solicitando assinaturas num abaixo-assinado ‘Em apoio à obrigatoriedade de formação superior para o exercício da profissão de jornalista’.

“O argumento em prol do recurso é que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de imprensa. Mas na verdade, a profissão regulamentada não impede que outros especialistas se expressem por meio dos veículos de comunicação, a exemplo de colunas, blogs, entre outros”, diz George.

George esteve na redação da Infonet
E acrescenta ressaltando que o fim da exigência do diploma é a garantia de que os donos de veículos de comunicação irão decidir quem são ou não os jornalistas de suas redações. “Grandes veículos e empresários desejam isso, porque eles poderão pagar menos para quem trabalhar para eles e sem a regulamentação não existe a classe para questionar ou exigir nada”, diz.

A nota pública lembra que enquanto algumas profissões tentam ser regulamentadas a exemplo de designer e ciências da computação, a de jornalismo estará regredindo. “Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos Cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia”.

Se você, internauta, acredita que a profissão deve continuar regulamentada envie um e-mail para os ministros do STF. No site da Fenaj você encontra a sugestão de texto e os e-mails de cada um.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais