Profissionais de Relações Públicas pedem valorização da profissão

A secção sergipana da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP/SE) promove nesta quarta, 22, em Aracaju, uma reunião com os profissionais da categoria para participação da Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas.

 

A campanha tem como intuito alertar a sociedade para a importância do profissinal de Relações Públicas (RP) e sensibilizar os que já atuam na área para a necessidade de organização e auto-valorização. A iniciativa partiu da secção da ABRP da Bahia, e desde o final do ano passado a campanha vem sendo planejada a nível nacional.

RP em Sergipe

 

Segundo o diretor de Relações Públicas da ABRP/SE Narcizo Machado, são muitos os problemas que esses profissionais enfrentam em Sergipe. Além do Estado não possuir um curso superior na área (o último foi encerrado por falta de procura), outras categorias estão realizando o trabalho de responsabilidade dos RPs. “Aos poucos fomos perdendo espaço para outros profissionais”, relata Narcizo.

 

Ele conta que em Sergipe há muita área para trabalhar, como turismo e eventos, e que não existe disputa entre os RPs e jornalistas ou profissionais de marketing. “Buscamos soluções de comunicação integrada”, explica o diretor.

 

Narcizo ainda revela que, apesar do trabalho realizado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) e Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp), a legislação ainda é falha, e que por conta disso, os RPs precisam se organizar. “Falta a nós nos organizarmos e recuperarmos nossa auto-estima”, afirma ele.

 

A Campanha prevê uma visita à Assembléia Legislativa, onde eles entregarão uma ‘Carta-Manifesto’ com reflexões sobre a categoria no país. Além disso, a comissão de organização do evento visitará os principais meios de comunicação para divulgar essa carta.

 

Confira a Carta-Manifesto:

 

“Manifesto pela Valorização da Profissão de Relações Públicas no Brasil

 

O dia 22 de novembro, a partir deste ano de 2006, passa a ser um dia simbolicamente muito importante para todos nós!

Simbolicamente porque, na prática, este será apenas mais um dia na rotinados grandes profissionais de relações públicas deste país.

Contudo, este dia é especialmente importante para nós porque passa a se constituir num marco histórico das relações públicas no Brasil, delimitando historicamente dois momentos distintos:

– o primeiro (anterior), em que o relações públicas se sentia o “patinho feio” da comunicação, mesmo sem ser;

– o segundo (que passamos a assumir de agora em diante), em que o “patinho feio” cresceu e se tornou um belo cisne, o gestor da imagem e dos relacionamentos das organizações.

A partir deste instante declaramos, portanto, que não mais aceitamos ser coadjuvantes da história, uma vez que sempre foi e sempre será nossa a responsabilidade de protagonizar a comunicação corporativa e organizacional,bem como todas áreas de atuação inerentes às relações públicas, que envolvam a gestão da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus diversos públicos de interesse.

Declaramos a quem possa interessar que somos uma categoria organizada, que possui uma profissão regulamentada, estabelecida e acima de tudo, somos uma classe consciente da nossa importância no contexto sócio político e econômico deste país e, portanto, vamos cobrar os nossos direitos e tomar posse dos nossos espaços no mercado de trabalho, doa a quem doer.

Esta mobilização nacional vem consolidar, de uma vez por todas, a idéia de fortalecer as nossas entidades representativas de classe, a partir da fomentação do surgimento de uma “nova” categoria profissional, muito mais consciente dos seus direitos e obrigações, não apenas como profissionais, mas também como cidadãos.

Neste momento histórico, portanto, cabe a cada estudante, a cada profissional de relações públicas deste país, continuar dando a sua parcela de contribuição nesta luta, ampliando a sua participação, potencializando a atmosfera positiva que se encontra hoje a profissão de relações públicas no Brasil, atmosfera esta que nós, participantes desta grande campanha nacional pela valorização da profissão no Brasil, temos orgulho de ter ajudado a construir.

 

22 de novembro – Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas

Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas

Associação Brasileira De Relações Públicas – Secção Sergipe”

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