Foram assinados dois convênios entre o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e a Fundação Aperipê que administra as emissoras de rádio AM e FM e tv de mesmo nome, canais públicos no Estado de Sergipe. Os convênios permitem a transmissão de dois programas de rádio e um de tv, produzidos pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria Geral da República, em Brasília.
Um convênio garante a transmissão, através da rádio Aperipê AM, dos programas MPU Agora e Questão de Justiça. O outro permite a veiculação em Sergipe, através da Aperipê TV (Canal 2 – aberto), do programa Interesse Público. “A política de comunicação do Ministério Público Federal parte do princípio de que a informação é um direito de todos, garantido na idéia constitucional de publicidade. Assim, comunicar é cumprir um dever de transparência do Estado e do servidor público”, informa a procuradora-chefe da PR/SE, Eunice Dantas de Carvalho.
Para o MPF/SE, os convênios de transmissão dos programas de rádio e tv objetivam facilitar o acesso da imprensa e do conjunto da população a informações sobre a atuação dos procuradores da República. Os convênios foram assinados por Indira Amaral, superintendente da Fundação Aperipê, e pela procuradora da República Eunice Dantas Carvalho.
O programa de rádio MPU Agora é diário. A rádio Aperipê AM o transmite às 11 horas. Ele possui aproximadamente cinco minutos. O objetivo é divulgar as ações mais importantes dos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do DF e Territórios. O programa é produzido com a participação das Assessorias de Comunicação de todas as unidades do MPU. A linguagem é simples e direta, com o objetivo de atingir principalmente o público não-especializado.
Já o programa Questão de Justiça é semanal e a Aperipê AM o transmite todas as sextas-feiras às 15h45. Ele tem um formato de revista e apresenta, além das notícias, o quadro Entrevista, que traz sempre algum membro da instituição comentando assunto de relevância nacional. O programa tem duração de 20 minutos e está dividido em três blocos. A linguagem é simples e clara, com o objetivo de traduzir para o público as questões de atuação do MPU.
Programa de TV
A Aperipê TV também já veicula o programa Interesse Público, que é semanal e é produzido em parceria com a TV Cultura, no formato de revista, com duração de 30 minutos. Além de apresentar a atuação do Ministério Público da União, ele divulga direitos dos cidadãos e maneiras como eles podem ser defendidos no país. O programa é veiculado pela Aperipê TV às 7 horas em todas as quartas-feiras.
O Interesse Público escolhe os assuntos da sua pauta de acordo com o interesse para o público e a atualidade. Respeita o princípio da presunção de inocência, sempre lembrando a condição provisória da investigação e da acusação, anteriores à decisão da Justiça. Obedece o princípio jornalístico de “ouvir o outro lado”. Valoriza a pluralidade de opiniões.
Fonte: MPF/SE