Projeto Tá na Medida é lançado

Carlos Roberto Brito- Presidente Sociedade Semear

O Projeto Tá na Medida, que será desenvolvido pela Sociedade Semear em parceria com a Fundação Renascer, foi apresentado na manhã dessa terça-feira, 9. A iniciativa visa promover a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei através de medidas educativas para aqueles que não tenham cometido crimes considerados graves.

O Tá na Medida irá funcionar inicialmente em 12 municípios sergipanos, escolhidos pela existência dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social  (CREASC) e pela demanda.

O recurso para execução do projeto partiu da Petrobras através da sua linha de atuação no desenvolvimento da cidadania e dos direitos das crianças e adolescentes. O investimento será de R$ 240 mil,aplicados durante um ano com a possibilidade de renovação. Como explicou o Gerente de Comunicação de Petrobras, Luiz Roberto, o objetivo é sempre ampliar, já que durante o ano de 2009 mais alguns nessa mesma área serão selecionados.

Apesar do lançamento ter sido hoje, o Tá na Medida já foi iniciado, já que os profissionais que atuarão começaram a receber capacitação. Serão eles os responsáveis pela realização das oficinas, cursos, palestras e outras atividades, todas voltadas para os internos do meio aberto.

Maria José- Presidente da Fundação Renascer
Como acredita a diretora- presidente da Fundação Renascer, Maria José de Souza Santos, é investindo nos jovens que tem condições de desenvolver trabalhos voluntários ou outras atividades que será possível evitar a internação, tentando aplicar medidas sócio-educativas nesses jovens em conflito com a lei na própria comunidade onde eles residem.

Para que essas ações tenham êxito, na opinião da Secretária Estadual de Inclusão e Desenvolvimento e Social (Seides), Ana Lúcia Menezes, é fundamental  acreditar e fortalecer essa rede de atendimento, principalmente com a participação dos municípios. “O trabalho vai além, pois é necessário que os gestores se apaixonem pelo projeto e o coloquem como prioridade. Dentro desse contexto, não podemos esquecer a família, base de uma estrutura maior e que também é peça chave nesse processo”, afirmou a secretária.

Thiago Oliveira- Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente
Essa também é a avaliação do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Thiago Oliveira, que frisou a importância de as medidas sócio-educativas. O presidente ressaltou a necessidade criação de locais de internação dos menores, mas frisou que esse projeto pode inibir a necessidade de envio dos jovens para esses estabelecimentos.

Os municípios que receberão o atendimento do Tá na Medida serão Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Estância, Lagarto, Propriá, Itabaiana, Poço Verde, Nossa Senhora das Dores e Umbaúba.


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais