Promotor fala sobre racismo contra a mãe

Fausto se emociona e exibe na tela do computador foto que foi alvo de preconceito / Foto: Portal Infonet
Com os olhos marejados e a voz embaçada o promotor Fausto Valois falou a equipe do Portal Infonet sobre o racismo sofrido pela mãe, a Juíza Luislinda Valois Santos. Filho único e pai de dois filhos, o promotor relata que um site nacional de grande audiência divulgou uma foto em que a juíza é identificada como camareira.

Na imagem a mãe do promotor está ao lado da atriz Natália do Valle. A história da juíza foi retratada pela novela Viver a Vida. De acordo com o promotor, a mãe foi uma das homenageadas pelo elenco da novela. A história de vida da juíza Luislinda, que chegou a catar mariscos para o sustento da família, emocionou o país.

O promotor lembra que o fato do site ter retratado a mãe dele como camareira, mostra o estereótipo destinado aos negros. “Não é nada contra as camareiras, tenho respeito e reconheço a importância de todas as profissões, mas o site não tomou o cuidado de checar a informação. Essa foi uma forma indelicada e grosseira de tratar a minha mãe que estava sendo homenageada pela sua história de vida”, lamenta o promotor, ressaltando que a matéria feita pelo site foi reproduzida com o mesmo erro por outros veículos.

Fausto Valois afirma que mesmo após ter entrado em contato com o site para corrigir a informação, os responsáveis não entraram em contato com a mãe. “O site colocou apenas uma correção, no entanto, o dano e o machucado já tinham sido causados. Vamos tomar todas as medidas judiciais cabíveis. A minha mãe é uma mulher muito forte, mas tive que pedir para que um cardiologista verificasse a saúde dela porque fiquei muito preocupado”, relata.

“Volto a dizer, o problema não é com a profissão de camareira, mas mostra a visão preconceituosa de que os negros não podem exercer outras funções”, conclui.

Desagravo

O promotor já enviou carta para a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e para a Secretaria dos Direitos Humanos, em Brasília. O caso teve grande repercussão em Salvador, aonde Luislinda atua como juíza. Varias entidades de combate ao racismo também enviaram nota de desagravo para vários veículos da imprensa.

História

A história de superação de Luislinda é comovente. A criança que teve que vencer desde cedo as barreiras do preconceito chegou a catar mariscos com os irmãos. O fato marcante foi quando aos 9 anos a juíza levou para a sala de aula um conjunto de réguas de madeira ao invés das de plástico, que eram mais usadas e também mais caras.  O professor não gostou e disse que era melhor que ela fosse fazer feijoada na casa de brancos já que era pobre e não tinha condições nem para comprar o material. Luislinda saiu chorando, mas voltou dizendo que um dia seria juíza e retornaria para prendê-lo. 

Forte e determinada, Luislinda é a primeira juíza negra do Brasil e foi a primeira no mundo a julgar um processo que teve por motivação um ato de discriminação racial.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais