Proximidade dos festejos gera boas expectativas em hotéis de SE

Desde o ano passado, Governo do Estado voltou a investir intensamente nos eventos juninos como uma ferramenta de fomento à economia. (Foto: Portal Infonet)

Desde o início desta gestão, o Governo de Sergipe voltou a investir nos festejos juninos com maior intensidade, explorando todo o potencial econômico e turístico do setor. Prova disso foi a retomada e ampliação da tradicional Vila do Forró, espaço temático montado na Orla de Atalaia que, após anos de suspensão, voltou a receber famílias sergipanas e turistas e encantá-las com apresentações de quadrilhas juninas e trios pés de serra, com a inovação de 60 dias de duração. Além da vila, os 30 dias de shows com atrações sergipanas e nacionais no Arraiá do Povo ajudaram a movimentar o principal cartão-postal da capital sergipana, por onde passaram mais de 500 mil pessoas durante o período.

Para superar o sucesso alcançado em 2023, este ano a gestão estadual divulgou a programação junina previamente, ainda no mês de março, tendo sido o primeiro estado do país a fazê-lo, decisão que, para o setor hoteleiro, foi mais que acertada, pois tem contribuído para a procura antecipada por vagas de hospedagem. De acordo com a executiva comercial de um dos hotéis localizado na Orla da Atalaia, Tálita Manguinho, apesar de o calendário ainda se encontrar em meados de maio, algumas datas do mês de junho já atingiram 100% de ocupação. “Ano passado foi bem positivo, e este ano está sendo ainda melhor. Na data do São João, especificamente de 22 a 24 de junho, para quando fechamos pacotes, nós já estamos com 100% de ocupação, e há muita procura também para o restante do mês; há períodos em que estamos com 50%, e aos finais de semana com 85%. A intenção é que a ocupação seja bem melhor do que no ano passado, e com certeza vamos conseguir”, detalhou Manguinho.

Assim como ela, a gerente comercial de outro hotel localizado na Orla, Roberta Baracho, acredita que a antecipação da divulgação da programação dos festejos juninos assegurou o sucesso do segmento para o período. Segundo ela, a programação tem sido, inclusive, um bom argumento para convencer potenciais turistas a visitar o estado. “No ano passado foi movimentado, conseguimos bater as metas, mas este ano, especificamente, a procura está sendo melhor, uma vez que a programação foi divulgada com antecedência. Isso tem ajudado muito, porque quando os possíveis hóspedes entram em contato conosco, nós já temos a programação do Arraiá do Povo, então estamos conseguindo converter mais vendas. Assim que o Governo do Estado lançou a programação, já iniciamos as vendas”, contou Baracho.

Somente em Aracaju, onde está concentrada a maior parte (79%) dos leitos da rede de hospedagem do estado – segundo dados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, dos 12.489 leitos existentes em Sergipe, 9.883 estão concentrados na capital, distribuídos entre 87 hoteis e pousadas –, além dos eventos da Orla da Atalaia, os sergipanos e os turistas ainda contam com as festas na Rua São João e no 18 do Forte, na zona norte; no Gonzagão, na zona sul; e no Centro de Criatividade, no Centro da cidade.

Assim, a divulgação antecipada dos festejos não é a única estratégia adotada pelo Governo do Estado para impulsionar a cadeia turística em Sergipe, como aponta o gerente geral de outro hotel situado na mesma região, Jairo de Carvalho Filho. “O governo atual está atendendo a todas as demandas que nós sempre pedimos: divulgando o calendário com antecedência, firmando parcerias de capacitação e marketing com os operadores, investindo nos operadores, promovendo capacitações em volume maior e mais intenso, com material de divulgação, além de ter profissionalizado a Secretaria do Turismo”, indicou.

Segundo ele, tudo isso tem assegurado que o segmento hoteleiro se prepare para colher bons frutos no período junino. “O mês de junho aqui já tem tradição, mas, de alguns anos para cá, alguns governos começaram a investir mais na divulgação e criaram o Arraiá do Povo, aqui na Orla. Os hotéis começaram a investir mais em decoração, em atrações. Aqui, por exemplo, temos apresentação de quadrilha junina, comidas típicas, toda uma decoração especial, e percebemos uma grande movimentação por conta disso”, acrescentou o gerente.

Cadeia turística

E não é apenas o setor da hotelaria que se beneficia com os festejos juninos, uma vez que os eventos ajudam a movimentar toda uma cadeia econômica e turística, como indica o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco. “Estamos confiantes em uma movimentação econômica mais intensa, não apenas para o setor hoteleiro, mas para os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços ligados ao turismo, como também estamos confiantes de que essa iniciativa de antecipação da programação possa contribuir para fortalecer a imagem do estado como um polo turístico durante o período junino”, sintetizou.

Nesse contexto, Franco explica que o setor já tem se movimentado para captar turistas para o estado, especialmente com a oportunidade de explorar os feriadões de São João e São Pedro. “Essa é uma ótima oportunidade para ampliarmos as divulgações em nossa região, como já temos em nossa programação ações de caravana em Salvador, em parceria com o Governo do Estado”, declarou o presidente da ABIH/SE.

Fonte: Governo de Sergipe

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