
A Prefeitura de Aracaju retirou mais de quatro toneladas de resíduos dos manguezais da capital entre os meses de janeiro e dezembro deste ano. A ação foi realizada por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e integra as iniciativas da gestão municipal voltadas à preservação dos manguezais, ecossistemas considerados fundamentais para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade.
De acordo com a Emsurb, o resultado é fruto da ampliação das equipes operacionais e do reforço nas estratégias de limpeza e manutenção dessas áreas de preservação, que estão presentes inclusive na zona urbana da cidade. As ações buscam combater o descarte irregular de lixo e minimizar os danos causados ao meio ambiente.
Entre os locais contemplados com os serviços estão o Parque Ecológico do Tramandaí, no bairro Jardins, além dos manguezais na Avenida José Antônio de Andrade Goes (Coroa do Meio), Avenida General Calazans (Mangue do JK), Santa Lúcia, 13 de Julho, Jabotiana e da área da Avenida Jaci Carvalho.
Segundo a Prefeitura, o trabalho seguirá de forma contínua, com o objetivo de fortalecer a recuperação dos manguezais, proteger a biodiversidade e melhorar as condições ambientais. As atividades foram realizadas em parceria com a Coordenação Ambiental.
Com informações da PMA
