Queda de furtos e prisões marcam balanço de segurança do Pré-Caju 2025

A operação integrada mobilizou mais de 2,4 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros durante os três dias de festa na Orla da Atalaia.

A operação integrada mobilizou mais de 2,4 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros durante os três dias de festa na Orla da Atalaia (Foto: SSP/SE)

O Pré-Caju 2025 terminou com redução de ocorrências criminais e aumento da efetividade policial, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A operação integrada mobilizou mais de 2,4 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros durante os três dias de festa na Orla da Atalaia.

Quatro mandados de prisão foram cumpridos, além de três flagrantes por furto de celulares — tipo de ocorrência que, embora ainda frequente, apresentou queda expressiva em relação ao ano anterior. Segundo a Polícia Civil, foram pouco mais de 200 boletins registrados, contra mais de 500 em 2024. Também houve redução nos furtos de celulares, que passaram de mais de 400 para 151, e nos roubos de veículos, que caíram de cinco para um.

Para garantir o funcionamento da área investigativa, a Delegacia de Turismo (Detur) atuou em regime de plantão e contou com o apoio de unidades como a Divisão de Inteligência (Dipol) e a Decon. A instalação de um Centro de Comando agilizou análises e cruzamento de informações, o que, segundo a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, foi decisivo para o resultado. “Houve um incremento significativo no trabalho investigativo, possibilitando sete prisões e uma queda geral nas ocorrências”, afirmou.

Na parte ostensiva, a Polícia Militar empregou cerca de 1,8 mil agentes com apoio de viaturas, motocicletas, drones e da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O policiamento interno do circuito foi reforçado sem prejuízo das demais áreas da capital e do interior. Bases móveis, patrulhamento aéreo, tropa de choque e unidades especializadas compuseram o esquema.

A Polícia Científica realizou análises físico-químicas em bebidas, inspeção de barracas, camarotes e restaurantes, mas não encontrou adulterações. Para o coordenador-geral de perícias, Victor Barros, a atuação prévia foi determinante: “Percorremos todo o circuito e não registramos nenhuma bebida irregular”.

O Corpo de Bombeiros contabilizou 102 atendimentos, a maioria relacionados a escoriações, quedas e consumo excessivo de álcool. Todos os casos foram classificados como leves ou moderados e resolvidos no próprio local.

A subcomandante da corporação, coronel Maria Souza, avaliou o resultado como positivo. “A operação foi um sucesso, com atuação integrada em várias frentes de salvamento e prevenção”.

Com números menores que os de anos anteriores e prisões consideradas estratégicas pelas forças de segurança, o Pré-Caju 2025 terminou marcado por um dos balanços mais positivos da última década, segundo a SSP.

por João Paulo Schneider 

Com dados da SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais