Queda de muro de prédio deixa moradores apreensivos

Parte do muro do condomínio cedeu e desabou sobre casa (Fotos: Portal Infonet)

Os moradores da rua Ascendino Petú, localizada no povoado Madre Paulina, no conjunto Rosa Elze, em São Cristóvão, estão apreensivos quanto à estrutura do muro do condomínio Recanto das Flores. É que no último fim de semana, parte do muro [que fica fundo do condomínio, fazendo a divisa com a rua citada] desabou, destruindo totalmente uma casa e comprometendo outras duas.

A comerciante Sheyla Cruz, que possui uma mercearia no local, conta que em dias de chuva, a situação no seu quintal, onde o muro faz a divisão do condomínio, fica complicada. “A água desce pela parede, há muitas infiltrações e parede está perdida. Isso prejudicou a padaria que temos aqui no fundo. Também moramos aqui em cima e vivemos nessa situação difícil. Com tanta pedra que há nesse muro, a gente não imaginava que em dias de chuva pudesse cair”, conta ao revelar que já acionou a justiça na tentativa de resolver o problema.

Sheyla mostra as marcas das infiltrações no seu quintal onde o muro também faz vista

Morador do local há 20 anos, o armador Carlisson Félix, conta que o risco é iminente. “Se chover mais um pouco, vai tudo. Tem muita rachadura. Esse muro não tem fundação e eu sempre achei que ia cair. Tem uma parte dele que tá se abrindo”, denuncia o morador.

A manicure Rosilene Freitas, que era moradora do imóvel danificado com a queda do muro, conta que já havia desconfiado do risco de desabamento. “Quando chovia, vazava muito barro pelo alicerce. O muro estava cheio de rachaduras”, relembra.

Desabamento

Muro divide o condomínio da rua Ascendino Petú

No último sábado, 23, a manicure Rosilene Lopes foi avisada de que teria que deixar sua casa às pressas em virtude do risco de desabamento do muro do condomínio. Ela é moradora de uma casa, que está localizada em um mesmo terreno que outras dois imóveis, todos pertencentes a uma mesma família.

Uma das proprietárias foi alertada do perigo por um morador do condomínio e também por um representante da construtora Casa Nova, responsável pelo condomínio. Todos acionam a família e assim que Marilene, seu marido e sua filha saíram, por volta das 20h30, a casa desabou. A família conseguiu retirar as roupas, mas acabou perdendo todos os móveis.

Construtora

O representante da Casa Nova, Valdeni Gomes, informou que a empresa já providenciou um novo imóvel para que a família fique até a reconstrução da nova casa. Ainda de acordo com ele, a construtora também irá ressarcir a família quanto ao prejuízo pelos móveis perdidos. Na manhã desta segunda-feira, 25, representantes da construtora derrubaram o que restou do imóvel. Segundo Valdeni Gomes, o objetivo foi evitar um novo desabamento e impedir que as pessoas se machuquem ao entrar no local para tirar fotos. A área foi isolada.

A casa ao lado também teve sua estrutura danificada e agora os proprietários aguardam o laudo final da Defesa Civil para avaliar a situação.

A engenheira Tereza Goes, que também representa a empresa Casa Nova, informou ao Portal Infonet que um engenheria mestre na área de solos foi contratado para analisar o problema e orientar a construtora na resolução. A engenheira destacou que algusn serviços já foram realizados no fim de semana e que a construtora aguarda um laudo final, que está sendo elaborado pelo engenheiro, e apontará as próximas providências. Tereza destacou que não há risco imediato de desabamento e que a constutora segue tomando as devidas preocupações.

Por Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 17h17 para acréscimo de informações enviadas pela Constutora Casa Nova.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais