Radialistas avançam na luta pela aprovação da identidade nacional

FENARTE e FITERT se reuniram com o deputado federal Paulo Azi (União-BA)

(Foto: divulgação)

Os trabalhadores da comunicação viveram um dia histórico em Brasília. Em uma intensa agenda no Congresso Nacional, diretores das Federações dos Radialistas — FENARTE e FITERT — se reuniram nesta quarta-feira, 29, com o deputado federal Paulo Azi (União-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, as entidades obtiveram o apoio do parlamentar à aprovação do relatório do Projeto de Lei 3030/2022, que institui a Identidade Nacional dos Radialistas — instrumento que visa reconhecer, valorizar e unificar a categoria em todo o território brasileiro.

A iniciativa é resultado de uma luta conjunta e histórica das duas federações, com atuação destacada de Fernando Cabral (SE), coordenador-geral da FITERT, e dos diretores Ricardo Ortiz (MS) e João Messias (MS). O objetivo é garantir que o projeto avance nas instâncias legislativas e se torne uma conquista concreta para os trabalhadores de rádio, televisão, audiovisual e demais áreas da comunicação.

Segundo Lucas Bauermann, presidente da FENARTE, o momento simboliza o reconhecimento da importância dos profissionais que fazem a comunicação acontecer no país. “Estamos na reta final dessa grande luta. A Identidade Nacional dos Radialistas é símbolo de união, dignidade e pertencimento. Ela representa cada voz, cada imagem e cada profissional que faz a comunicação acontecer. A luta não pode parar!”, destacou.

Na mesma linha, Fernando Cabral, coordenador-geral da FITERT, ressaltou o caráter coletivo e simbólico da medida. “Os trabalhadores da radiodifusão brasileira terão sua identidade reconhecida não apenas pelos poderes constituídos, mas também pela sociedade como um todo. A carteira nacional é uma luta antiga, e essa conquista será de todos”, afirmou.

A mobilização das federações reforça o compromisso com a valorização e defesa dos direitos dos radialistas, profissionais que, diariamente, constroem a base da comunicação brasileira e contribuem para o fortalecimento da democracia, da cultura e da informação.

Mais do que um documento de identificação, a Identidade Nacional dos Radialistas representa união, reconhecimento e representatividade, consolidando um avanço histórico na trajetória da categoria em todo o Brasil.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais