Os radialistas que atuam no Estado de Sergipe vão escolher, na próxima terça-feira, dia 19, a nova diretoria do Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe. Os integrantes da Chapa 1, “Avançar Sempre”, é a única que concorre ao pleito e a gestão terá a duração de quatro anos. O candidato a presidente é o radialista Antônio Barbosa de Melo, um dos fundadores da Associação dos Radialistas, em 1978, entidade que acabou dando início ao Sindicato. Seu nome é apoiado pelo atual presidente da entidade, Fernando Cabral. Chiquinho Ferreira e Barbosa: Chapa única neste eleição
Para a eleição, serão disponibilizadas seis urnas eletrônicas. Uma fixa, que estará instalada na sede do Sindicato dos Radialistas, duas urnas itinerantes – que serão levadas aos veículos de comunicação em Aracaju – e outras três que estarão percorrendo as estações de rádio no interior do Estado. Atualmente, no Sindicato, existem 360 profissionais registrados e, segundo cálculos da entidade, mais de mil atuando no Estado. Por ser chapa única, para garantir a validade do pleito é necessário seja registrado, no mínimo, 50% mais um dos votos considerados válidos pela Comissão Eleitoral.
Entras propostas apresentadas pela chapa de Barbosa, aos profissionais estão a ampliação da assistência social ofertada à categoria; determinação de um número mínimo de vagas, para as mulheres radialistas, nas empresas; garantia de dois pisos salariais aos locutores das emissoras FM, que trabalham como locutores e controlistas e a construção de uma pousada, para os radialistas, no município de Pirambu.
“Claro que para conseguirmos alcançar estas metas, precisamos do apoio de todos os profissionais”, explica Barbosa. Segundo ele, o atual piso salarial dos radialistas, R$ 612,00, apesar de ser maior do que os que são pagos em Estados como São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Brasília, precisa ser melhorado. “Para isto tentaremos entrar em entedimento com os patrões. Mas temos que admitir que é uma vitória do Estado de Sergipe, e graças a atuação do Sindicato, termo um piso unificado e um dos melhores do país”, analisa o candidato.
O primeiro vice-presidente da chapa, o radialista Francisco Ferreira, acredita que os profissionais sairão ganhando ao se aproximar do Sindicato. “Um dos méritos do atual presidente, Fernando Cabral, foi ter conseguido uma sede peara nossa entidade, e em um lugar estratégico (na avenida João Ribeiro, bairro Santo Antônio), onde a maioria dos profissionais de comunicação passa pela frente quando está indo ou voltando de seus empregos. Nós gostaríamos que estes colegas dessem uma paradinha e visitassem o Sindicato, para saber as novidade e dar sugestões. A nossa gestão vai ter como um dos seus desafios conseguir isto, aproximar mais a categoria de sua entidade representativa”, avalia.
Além de Barbosa e Chiquinho Ferreira, a chapa tem como segunda vice-presidente a radialista Valquíria Miron, Sérgio Sousa como tesoureiro, Walber Albano como primeiro secretário, Marco Aurélio no cargo de segundo secretário, Roberto Silva como diretor Social. No Conselho Fiscal alguns dos nomes são: Fernando Cabral, Alvanilson de Itabaiana, Elmo de Tobias Barreto, Eduardo Abril, Flávio Lima, Ivan Tavares, Luciano Tavares e Fábio Rivera. Os profissionais que quiserem mais informações sobre o pleito devem ligar para os telefones: (0xx79) 9979-0961 / 9971-4981 ou 3215-3755.