Reabastecimento de água em 11 municípios será normalizado até sábado

Reabastecimento está previsto para ocorrer entre hoje e amanhã. (Foto: Mario Sousa/Arquivo Secom)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) atualizou na manhã desta sexta-feira, 3, as informações acerca da crise no abastecimento de água registrada em 11 municípios de Sergipe há quatro dias, e deu o prazo de resolução do fornecimento de água até o próximo sábado, 4.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Deso, o sistema está sendo recuperado gradativamente após uma falha no sistema de fornecimento de energia elétrica.

Desde os primeiros indícios do problema, estão sem água as comunidades residentes na zona rural dos municípios de Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Aquidabã, Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova, Gararu e Nossa Senhora das Dores. Em Nossa Senhora da Glória, além dos moradores da zona rural também foram afetados o bairro Divineia e os conjuntos Cohab e Alto da Glória, além das fábricas locais.

A companhia recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d’água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios durante o período de desabastecimento.

Para casos de emergência e pedidos de serviços, os clientes podem enviar informações pelo telefone, ligando 0800 079 0195. A Companhia de Saneamento elege como prioridades os serviços solicitados por creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Energisa

Em nota enviada na última quinta-feira, 2, a assessoria da Energisa, empresa responsável pelo abastecimento de energia nas localidades afetadas, informou que a falta de energia naqueles municípios foi consequência das fortes chuvas. “Ocorreu uma descarga atmosférica que afetou a estrutura de uma das subestações da Deso, que por sua vez comprometeu o abastecimento de água dos municípios citados pela companhia de saneamento”, destaca a nota.

Na nota, a Energisa assegura que a falha no funcionamento da subestação da Deso “é decorrente da ausência de uma estrutura de segurança capaz de absorver uma carga elétrica maior sem danificar o equipamento”.  A empresa entende que, com base na Resolução Normativa nº 414 da Aneel, a responsabilidade pela manutenção do sistema de energia da subestação que abastece os municípios citados seria da Deso. “A Energisa ressalta ainda, que tem atuado no local tão logo foi acionada e restabeleceu o fornecimento de energia desde a tarde de ontem, 1º de janeiro”.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais