O Biodisel começa a dar seus primeiros passos para ganhar o mercado. Para deiscutir sobre esta nova tecnologia, nos dias 29 e 30 de março será realizada, em Brasília, a I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Na ocasião será lançados ainda o Portal da Rede e do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel.
Segundo o Governo Federal, o intuito do Portal é difundir informações a respeito do Programa bem como promover a articulação e comunicação de forma mais ágil entre os agentes envolvidos. Já o objetivo da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel é consolidar um sistema gerencial de articulação, permitindo o acúmulo de esforços e a otimização de investimentos públicos.
Durante a I Reunião da Rede será realizada uma apresentação de experiências de redes de Ciência e Tecnologia e, do site e do escritório virtual da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Serão realizados ainda dois painéis. O primeiro apresentará projetos de pesquisa e desenvolvimento nos 22 Estados envolvidos com as pesquisas do Biodisel.
Sergipe estará representado no evento através de Ana Alexandrina Gama da Silva, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela estará participando da I Reunião da Rede a convite do Ministério da Ciência e Tecnologia, organizador do evento.
Depois da reunião, a pesquisadora retorna a Aracaju. Aqui ela proferirá uma palestra para a comunidade científica de Sergipe. O objetivo é divulgar as informações sobre o evento e reunir experiências e dados sobre o biodiesel para discutir o planejamento e desenvolvimento de projetos em parceria com as diferentes instituições de pesquisa e extensão do Estado.