Regras de conduta para mulheres geram protestos no HU

Servidores protestaram contra material distribuído no Dia Internacional da Mulher (Fotos: Portal Infonet)

Regra nº 4 fala sobre desleixo

Roupas "incônicas" também são condenadas

Algumas das regras do material da Ebserh

Servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira, 16, em frente ao Hospital Universitário contra um material distribuído às mulheres contendo 49 regras de “beleza e saúde”. Entre elas, orientações para evitar decotes e desleixo na aparência das servidoras e dos maridos delas.

“…cabelos sem cortes, sujos ou com tintura descuidada e perfumes fortes não são bem aceitos no ambiente de trabalho”, diz a regra nº 4. O material foi distribuído no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. O que era para ser uma comemoração à data, virou objeto de reclamação das servidoras. “Uma colega chegou pra mim reclamando do conteúdo. Ela achou um absurdo a forma machista como isso foi passado. São 49 regras dizendo como a mulher deve se apresentar, desde a cor do batom até a das roupas”, disse a auxiliar de enfermagem e representante do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs) Lucimar Costa. “A revista chega até a dizer que não se deve trabalhar com roupas ‘hippies’ e ultrapassadas e sabemos que cada um tem um estilo próprio. Isso é preconceito”, reforçou Lucimar.

As regras também foram questionadas por Daniela Porto, que atua como técnica em farmácia há três anos no HU. “Temos que trabalhar de uma forma confortável, que ajude no nosso trabalho e não da maneira que eles exigem”, reclama. “Antes de exigir que nós tenhamos vestimentas perfeitas eles deveriam disponibilizar pelo menos o jaleco. Eles não dão nem EPI [Equipamentos de Segurança Individual]”, ressalta a técnica.

Homens também se juntaram ao ato para defender o pleito feminino. “Em pleno século XXI, quando vemos que a mulher está lutando e conquistando postos na sociedade, o hospital exige o modo como ela deve trabalhar?”, indaga o farmacêutico Valmir Paz.

Nas fotos ao lado é possível ver algumas das regras. Entre dicas de saúde e de maquiagem, os sobre benefícios do banho frio. “Alguns chegam a argumentar que eles são segredo da mulher francesa para ter seios firmes”, diz a regra 36.

O HU-UFS se manifestou através de nota. Confira:

"O Colegiado Executivo do HU-UFS declara, em resposta à distribuição do bloco de anotações Beleza e Saúde Sempre, produzido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que em nenhum momento teve a intenção de provocar qualquer desconforto nos diversos segmentos sociais.

Reforça, ainda, que sempre fez uso da ampla liberdade de expressão e do posicionamento de todos os seus trabalhadores. O Colegiado pede desculpas a quem se sentiu, de alguma maneira, ofendido pelo conteúdo do material.

Com a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para gerir o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), foram implantados o Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e estabelecida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do hospital, que são responsáveis por avaliar e comunicar a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Esse material tem sido adquirido regularmente pelo HU-UFS via processos licitatórios, que podem ser consultados por meio do link".

por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais