Reintegração de posse de terreno no DIA não é cumprida

Ocupantes tentam impedir passagem de trator
Um oficial de justiça esteve no terreno no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), ocupado desde o dia 17 de julho, na tarde desta quinta-feira, 30, para cumprir uma ordem de reintegração de posse em nome da Construtora FFB. A Tropa de Choque da Polícia Militar também esteve no local, mas as famílias se recusaram a retirar os barracos. O oficial saiu sem cumprir o mandado, mas pode retornar na manhã de sexta-feira, 31.

 

Os ocupantes chegaram a mudar os barracos no último dia 13 para uma área pertencente à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a fim de que uma outra liminar de reintegração não precisasse ser cumprida. De lá para cá, as famílias voltaram a construir na área da FFB, que pretendiam cercar o terreno ainda nesta tarde.

 

Os ânimos ficaram exaltados quando um trator da empresa chegou ao local. Segundo representantes da construtora, a máquina só iria aplainar o terreno quando os barracos tivessem sido retirados. Diante da recusa das famílias de saírem do local, a reintegração não foi cumprida.

 

Ocupantes sentaram na linha do trem / Fotos: Gabriela Amorim
Demarcação

 

O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rodrigo Machado, contestou o fato de a demarcação do terreno pertencente a FFB estava sendo feita pelos topógrafos da própria empresa. Para ele, isso não garantiria a lisura do processo. “O oficial de justiça pode determinar a reintegração de posse de um terreno que, na verdade, não pertence à empresa”, disse.

 

Por Gabriela Amorim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais