O ministro da Educação, Tarso Genro, dará posse, no próximo dia 16, aos reitores das universidades federais de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, e Piauí (UFPI), Luís de Souza Santos Júnior. A cerimônia ocorrerá na Sala de Cristal do edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília, às 17h30. Sergipe Josué Modesto dos Passos Subrinho é professor de economia, formado pela UFS, fez mestrado e doutorado na Unicamp, na área de história econômica. Desde 1996 exerce o cargo de vice-reitor da instituição. Foi nomeado reitor após indicação como primeiro nome da lista tríplice encaminhada ao MEC pelo Conselho Universitário. O vice-reitor de Josué Modesto será o professor Angelo Antoniolli. Piauí Formado em química pela própria UFPI, Luís de Souza Santos Júnior fez mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2000, ocupava o cargo de vice-reitor da instituição. Ele foi eleito, agora, com 41% dos votos paritários dos três segmentos que compõem a instituição: professores, servidores e alunos.
O professor Josué Modesto dos Passos Subrinho aproveitará a cerimônia para entregar ao ministro um projeto de expansão da instituição. “A proposta é boa para Sergipe e para a UFS, que precisa crescer e atender à crescente demanda da sociedade”, afirmou. O futuro reitor espera que até o final de 2008 o projeto já tenha sido colocado em prática. Com a ampliação da universidade, as vagas também serão aumentadas gradativamente. A UFS, que hoje atende 10 mil alunos, passará a 20 mil.
A UFS foi instituída em 28 de fevereiro de 1967. Além da Cidade Universitária, onde está a maioria das atividades acadêmicas da instituição, a UFS dispõe, também, do Campus da Saúde, Campus Avançado do Crasto, Campus Rural, Campus Avançado de Xingó, Centro de Cultura e Arte (Cultart) e do Museu do Homem Sergipano. Juntos, oferecem mais de cem cursos.
A Fundação Universidade Federal do Piauí foi instituída em novembro de 1968. E, em 12 de março de 1971, a fundação foi oficialmente instalada com o objetivo de criar e manter a UFPI. A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação, distribuídos em três campus: Campus Universitário Petrônio Portela (no bairro de Ininga), Campus do Junco (em Picos) e Campus do Ministro Reis Velloso (em Parnaíba).
Comentários