Renascer reforça pedido de retirada de rede transmissora da Energisa

Rede atingiu adolescente que teve quase todo o corpo queimado / Foto: Arquivo Portal Infonet
A remoção da rede de transmissão de energia de 69 mil/watts da Energisa, que passa pelo Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) voltou a ser discutida durante reunião na sede da empresa ocorrida na últiam segunda, 22. Participaram o diretor-presidente da Fundação Renascer, Gicelmo Albuquerque e o diretor-presidente da empresa de Energisa, Eduardo Alves Mantovani.

Na oportunidade Gicelmo Albuquerque lembrou que, em outubro do ano passado a Fundação manteve contato com a empresa solicitando providências e que o incidente envolvendo um adolescente com 17 anos, que recebeu uma descarga elétrica durante uma fuga ocorrida no último dia 18, só aumentou a preocupação da instituição e da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

O presidente da Fundação lembrou que, além dos riscos de novos incidentes, a rede de transmissão passa sobre uma área interna do Cenam, local onde será construído alojamentos individuais para 30 adolescentes. “É uma obra emergencial que só poderemos iniciá-la, depois de resolver esse problema”, ressaltou Gicelmo Albuquerque, acrescentando sobre o risco de se criar um campo magnético caso não ocorra à retirada da rede de transmissão, o que poderia acarretar em novos incidentes.

Uma das alternativas apresentadas pelo presidente da Energisa, Eduardo Alves Montovani, mas de forma paliativa, foi a colocação de postes em um terreno que passa nos fundos do Cenam e Usip para fazer um desvio na rede. No entanto, ele disse que para que o serviço seja executado ainda é necessário o aval do dono da propriedade.

Montovani explicou que, a solução é a alteração do percurso da rede, cujo projeto já estaria pronto. Ele lembrou que essa é uma manobra complicada e que demanda tempo. “Vamos tentar sensibilizar o dono do terreno para que possamos desviar a rede até a sua mudança”. A tarde um engenheiro da Energisa esteve no Cenam e na Usip para buscar alternativas para resolver o problema.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais