
A operação emergencial para recuperar a adutora rompida em Umbaúba, responsável pelo envio de água bruta ao sistema integrado que abastece também Itabaianinha e Tomar do Geru, foi concluída em menos de 24 horas nesta sexta-feira, 21. O rompimento ocorreu na noite da quinta-feira, 20, após fortes chuvas que também provocaram o colapso de um trecho da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Guararema.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve no local logo na manhã de sexta para acompanhar os trabalhos. Ao lado de equipes técnicas da Defesa Civil Estadual, Sedurbi, DER/SE, Deso, da prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, e do secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo, ele verificou as condições da área afetada e reforçou o esforço conjunto para restabelecer o abastecimento.
“O Governo está atuando de forma rápida para dar a resposta que a população espera. Desde ontem, as equipes estão mobilizadas e a Prefeitura também cedeu equipamentos, todo mundo de mãos dadas para entregar esse serviço em tempo recorde. Com os trabalhos concluídos, esperamos normalizar o abastecimento até amanhã. E, para evitar novos problemas, iniciaremos uma passagem molhada já na próxima semana”, afirmou Mitidieri.
A força-tarefa envolveu equipes da Deso, Sedurbi, Defesa Civil, DER/SE e Prefeitura de Umbaúba. O terreno apresentava instabilidade, com acúmulo de água devido ao entupimento da drenagem pluvial. Antes da troca dos tubos, foi necessário escoar toda a área, estabilizar o solo e realizar escoramento da estrutura para garantir segurança. Em seguida, as equipes substituíram os trechos danificados da adutora e reconectaram toda a linha.
Com a conclusão dos reparos, o sistema de produção de água tratada está sendo restabelecido gradualmente, processo que ocorrerá de forma progressiva até a normalização total do abastecimento nos três municípios.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, destacou que o DER já iniciou os preparativos para recuperar o trecho da estrada e implantar a passagem molhada. Já o presidente da Deso, Luciano Goes, celebrou a resposta rápida: “Encontramos um cenário difícil, mas as equipes trabalharam dia e noite, com precisão e união. A conclusão ainda na tarde de sexta mostra o comprometimento de todos envolvidos.”
por João Paulo Schneider
