Em vídeo publicado nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 15, o governador em exercício de Sergipe, Zezinho Sobral, afirmou que a obra de reparo na Adutora do São Francisco, em Capela, deve ser concluída ainda hoje. A adutora voltou a romper poucas horas após a liberação do sistema no fim de semana, afetando o abastecimento de água em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
“Aqui foi o ponto do rompimento ocorrido na sexta-feira. A estrutura foi recomposta com a instalação de tubos de sustentação, e as máquinas trabalharam durante toda a madrugada. Agora, estão sendo colocados os dutos finais para permitir o retorno da carga ao sistema. A equipe de engenharia acredita que, ainda hoje, a carga será restabelecida gradualmente. Embora o volume inicial ainda não seja suficiente para abastecer toda a capital, o fornecimento começará a melhorar. Se não houver intercorrências, teremos uma solução até o fim do dia”, garantiu Sobral.
Contexto do caso
O novo rompimento na adutora ocorreu no domingo, 14, no mesmo trecho onde havia sido feita uma intervenção anterior. A tubulação, com diâmetro de mil milímetros, é responsável por levar água tratada da Estação de Tratamento João Ednaldo, localizada em Nossa Senhora do Socorro, até a capital e cidades vizinhas.
Desde a última sexta-feira, 12, o fornecimento de água está comprometido em diversos bairros da Grande Aracaju. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou que suas equipes seguem atuando de forma ininterrupta na região de Capela, com o objetivo de restabelecer o sistema no menor tempo possível.
por João Paulo Schneider