Representantes do MEC investigam desvio de carne

Dois representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se encontram em Aracaju para verificar a denúncia de desvio de carne da merenda escolar feita pelo Sintese no fim do ano passado. Essa manhã eles foram visitar duas escolas em Porto da Folha para analisar a situação dos estoques de comida e da distribuição da merenda. 

As visitas são acompanhadas pela diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Seed, Eleonora Cerqueira e pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar Franklin Magalhães.  A visita ao Estado dura até a próxima semana, e diariamente serão realizadas visitas aos pontos citados na denúncia. 

A Seed encaminhou ao Sintese no último dia 15 um relatório de 89 páginas contendo depoimentos dos envolvidos no caso. Atualmente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão com inquéritos abertos para apurar os fatos.

O caso

Em dezembro do ano passado o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) fez uma denúncia ao Ministério Público relatando o desvio de carne da merenda escolar. Baseado nos depoimentos de alguns diretores, professores e alunos das escolas o sindicato analisou o processo de licitação e concluiu que o estado gastou R$1 milhão em carne, e essa não foi repassada às escolas.

O valor corresponde a 1/5 de toda verba gasta para alimentação. “O mais perigoso é que as escolas não receberam, mas há as guias de recebimento assinadas, porém sem data de recebimento”, disse Roberto Silva, diretor de comunicação do Sintese. Na sexta-feira passada o sindicato se reuniu com o Secretário de Edcuação, José Fernandes de Lima, para discutir o resultado da sindicância interna sobre o caso.

O levantamento do Sintese concluiu que entre as escolas que não receberam a carne estão: Escola São José – Malhador; Felisbelo Freire – Itaporanga; Arnindo Guaraná – São Cristóvão; e Marinalva Alves – Socorro.

Matérias relacionadas

Empresários garantem que entregaram a carne de merenda escolar 

Polícia Federal abrirá inquérito sobre desvio de carne merenda escolar

Empresa envolvida em desvio de carne será ouvida pelo MPF

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais