Reunião define ato do Dia 8 de Março

0

Reunião contou com a presença de diversas entidades (Foto: Agência Voz)
A Marcha Mundial das Mulheres em Sergipe (MMM/SE) esteve reunida ontem, terça-feira, 01 de fevereiro, para iniciar a construção das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de Março). O encontro ocorreu no auditório da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) e contou com a presença das entidades que compõe a MMM em Sergipe, como a própria CUT/SE, o Centro Feminista 08 de Março (CF8), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (FETASE), o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural de Sergipe (MMTR/SE), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Casa da Doméstica, entre outros sindicatos.

De acordo com a MMM em Sergipe, a proposta é de se realizar uma semana de atividades que contemple debates, discussões, atividades culturais e reflexivas, além de um Ato de Encerramento. “Nós estamos investindo para que a Marcha das Margaridas (Agosto/2011 em Brasília) seja a grande mobilizadora das mulheres sergipanas este ano. Por isso, as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher serão de menores proporções, e mais focadas nas discussões e reflexões coletivas”, afirmou Maria da Conceição Branco, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SE.

Para a organização do Dia Internacional da Mulher, a MMM em Sergipe também irá contar com a parceria da Universidade Tiradentes (UNIT). Segundo Conceição Branco, a presença da UNIT irá ajudar para que o debate sobre gênero chegue até os estudantes universitários. “Será muito proveitoso ter os estudantes, principalmente dos cursos de Serviço Social, Comunicação Social e Direito, inseridos nas atividades de 08 de Março. Além disso, essa parceria vai proporcionar a ampliação do nosso debate, que irá atingir cinco cidades onde existem campus da UNIT”, esclareceu Conceição.

Durante a reunião foi encaminhado que as comemorações do Dia Internacional da Mulher em 2001 terá como tema “Mulheres em Movimento: Construindo Igualdade de Direitos”. As atividades terão início após o Carnaval, no dia 11 de março, com o projeto CineCUT especial Dia da Mulher. No dia 15 de março serão realizados os seminários nos campus da UNIT em Nossa Senhora da Glória, Propriá, Estância, Itabaiana e Aracaju. Já no dia 18, a MMM em Sergipe irá promover um Ato de Encerramento no Calçadão da Rua João Pessoa, com a presença de entidades do movimento social e sindical, estudantes, professores e da imprensa sergipana.

Fonte: Agência Voz

Comentários