Reunião discute medidas para população de gatos da UFS

Reunião discute medidas para população de gatos da UFS (Foto: Portal Infonet)

Uma reunião entre membros Núcleo de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a ouvidoria da instituição discutiu estratégias para ter um controle maior sobre a população dos gatos que vivem no campus. Boa parte foi abandonada por antigos tutores.

Atualmente, são cerca de 350 felinos, que ficam distribuídos em colônias espalhadas pela área da Universidade. E as reclamações de alunos e professores de que os gatos estão entrando em salas de aulas, subindo nas mesas enquanto os alunos comem no refeitórios e de alguns animais ariscos são comuns.

Serão retomadas, portanto, as atividades de seis coordenações: a de castração, adoção, medicação, alimentação, projetos, segurança e educação.

De acordo com Genésio Oliveira, coordenador do núcleo, o principal desafio é educar a comunidade acadêmica. “É preciso alertar a todos para que evitem alimentar os bichos, que hoje vivem no círculo dos humanos dentro do campus. Se você dá mordomia, ele sempre estará perto. É mais importante que as pessoas se disponibilizem para ajudar a medicá-los, por exemplo”.

Atualmente, 350 gatos vivem na UFS (Foto: facebook Bichos do Campus)

Hoje, 70% dos gatos são fêmeas, e 99% dos machos estão castrados. Além de dar continuidade a esse programa, que é restrito aos animais de dentro do campus, serão procuradas parcerias para obter ração e medicamentos. “É só uma ideia formatada, ainda vamos buscar acordos com fabricantes de alimentos e medicamentos para os animais. Nada está estabelecido”.

Abandono de animais é considerado maus tratos e, portanto, crime, sob pena de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa.

Por Victor Siqueira 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais