Reunião entre MPF, MPE e Chesf busca entendimento para cheias do São Francisco

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual se reuniram mais uma vez na manhã de hoje, 16, para discutir a questão das cheias do rio São Francisco. Os órgãos cobram ações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para realizar um controle das cheias e campanhas conscientizadoras na população local. O aumento da vazão do rio devasta plantações e casas da população ribeirinha.

“Se as cheias são inevitáveis nós queremos que se constitua um sistema de aviso para que a população saiba e tenha capacidade de se proteger contra as cheias, evitando prejuízos” disse o promotor Eduardo Matos, do MPE.

Na última reunião, a discussão foi interrompida no momento em que a Chesf disse que a vazão das comportas não era uma determinação dela, mas sim da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na reunião de hoje, representantes da Operadora fizeram a explanação de como funciona a vazão

Eduardo Matos (MPE) e Eunice Dantas (MPF)
das comportas da hidrelétrica e do rio. Além da instituição, estavam presentes o Ibama, a UFS e associações de pescadores.

“Nós estamos buscando uma solução para ser implementada no mês de janeiro, que é quando voltam as cheias do rio”, disse Eunice Dantas, procuradora-chefe do MPF/SE. O superintendente de obras da Chesf, João Henrique Franklin, declarou que o processo de cheia, que vai de novembro à maio, é histórico. “O que precisa ser feito é uma conscientização dos ribeirinhos que nesse período as casas na calha do rio precisam ser desocupadas”, justificou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais