Shopping promove Semana do Meio Ambiente com ações educativas

0
Evento ocorre a partir desta terça-feira, 4 (Foto: Divulgação Riomar Shopping)

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o RioMar Aracaju promove a 6ª edição do Projeto Jogando Limpo com o Mangue. Durante toda a semana, o empreendimento irá celebrar a data com atividades educativas, que têm como objetivo alertar a sociedade para a degradação dos manguezais em Sergipe e a necessidade da preservação do ecossistema.

As ações terão início em 4 de junho e seguem até o dia 6. A programação começará às 8h, na Avenida Beira Mar, em frente à Aease, onde irão acontecer todas as atividades relacionadas ao primeiro dia do evento. Apresentação cultural, sessão de alongamento, coleta de resíduos descartados de forma incorreta no mangue, exposições e oficinas, além de blitz educativa realizada pela SMTT e Unimed, estarão entre as ações.

Entre as atividades mais importantes do projeto Jogando Limpo com o Mangue está a coleta simbólica de resíduos numa faixa de 1km do manguezal. Neste ano, o evento ganhará reforço de mais de 150 voluntários, entre estudantes, professores e equipes da Emsurb e Care. Entre os voluntários, o projeto ambiental também será abraçado pela Marinha do Brasil, Ibama, Sema e Federação de Remo de Sergipe –, que irão percorrer o Rio Poxim para recolher o resíduo descartado de forma incorreta no ecossistema.

Projeto Muda Mangue

Outra atividade de importante relevância para o meio ambiente é o Muda Mangue. O projeto tem como objetivo promover a conservação dos manguezais a partir do reflorestamento de áreas degradadas. A ação acontecerá no dia 5, a partir das 9 horas e a concentração será na entrada principal do shopping. De lá, cerca de cem voluntários seguirão para a área de plantio, localizada próximo à arena de eventos. Todas as mudas foram produzidas e cultivadas no Viveiro Florestal RioMar, espaço mantido pelo empreendimento para a produção de mangue branco e vermelho, duas das espécies que compõem os manguezais de Sergipe.

Programação para os pequenos protetores do meio ambiente

As comemorações encerram no dia 6, com a programação toda voltada para a criançada que estuda em escolas públicas, instituições sociais e Colégio Arquidiocesano. Em parceria com o Cinemark, as ações irão contemplar teatro, palestra lúdica e brincadeiras. A manhã inicia com a peça Uçazinho promovida pela Sema e Ibama. Em seguida, o Colégio Arquidiocesano, um dos parceiros do RioMar no projeto ambiental, apresenta a peça ‘De Olho no Lixo’ com o grupo teatral Herdeiros do Futuro.

Outra proposta interessante que a escola trará para o Jogando Limpo com o Mangue é o Cine Ambiental, que tem como objetivo trabalhar algumas questões ambientais de forma lúdica, significativa e divertida. “As crianças assistirão a história do Ted, uma formiga muito divertida que ensinará como salvar o nosso planeta das agressões causadas pelos seres humanos.” Conta Mara Oliveira, coordenadora de eventos do Colégio Arquidiocesano.

Fonte: Shopping Riomar

Comentários