O abastecimento de água em Aracaju está garantido até a próxima sexta-feira, 20. Mesmo com a redução da vazão do rio, em decorrência da estiagem, a capacidade de água existente permitirá que a capital continue com fornecimento normalizado. Na próxima semana, novas análises serão feitas e o retorno do rodízio ainda não pode ser descartado. Presidente da Deso, Max Montalvão
Atualmente, o rio está com a vazão em 650 l/s, sendo que o volume de retirada está superior em 200 l/s. “Com estes dados, a necessidade das chuvas está aumentando, pois a situação do rio é preocupante”, ressalta o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Max Montalvão. Segundo ele, a Deso está tomando todas as medidas possíveis para que o rodízio não se repita. “A atuação da companhia está sendo responsável e cuidadosa, para que os problemas sejam minimizados”, informa Max.
Aracaju é abastecida pelas adutoras do Rio Poxim, do São Francisco, Cabrita e Imbura. Com o verão e a conseqüente redução das chuvas, o volume do rio Poxim reduziu, não permitindo que o fornecimento de água ocorresse regularmente. Dessa forma, foi estabelecido um rodízio de 48 horas por zonas da cidade, para que a água da Adutora do São Francisco servisse para abastecer os bairros. O rodízio aconteceu entre os dias 17 e 20 de fevereiro.
Por Valter Lima
