Rodoviários da viação Modelo paralisaram as atividades nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 13. Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a paralisação foi motivada como ato de protesto para reivindicar as questão trabalhistas como pagamento de salários atrasados.
Ainda segundo a SMTT, o órgão já entrou em contato com as demais empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo para que ônibus extras sejam colocados em operação.
A estimativa é que 30 linhas do transporte público tenha sido afetada com a paralisação.
Setransp
Em nota, o Setransp informou que funcionários de uma das empresas de ônibus paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 13, questionando o atraso no pagamento de salários e benefícios. “A empresa chegou a quitar uma parte dos salários em atraso essa semana e está buscando alternativas para atender o quanto antes pleito justo dos seus colaboradores”, diz um trecho do comunicado.
Ainda segundo o Setransp, a situação atual de todo o sistema de transporte é de desequilíbrio econômico diante do acúmulo de débitos postergados durante a pandemia; aumento gradativo das despesas, principalmente o combustível; crescimento da utilização de gratuidade sem fonte de custo; queda do número de passageiros que ainda passa dos 40%; a defasagem da tarifa de ônibus e a falta de aporte extra tarifário, entre outros.
“O Setransp alerta para a necessidade de apoio quanto a realidade do sistema de transporte, prestador de um serviço essencial para população, que tem sido ameaçado com interrupções frequentes ao longo dos últimos anos por conta de questões financeiras”, finaliza o sindicato.
por João Paulo Schneider
A matéria foi atualizada às 09h15 do dia 13/01/22 para acréscimo da nota oficial do Setransp.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B