Motoristas e cobradores se reuniram mais uma vez para discutir a possibilidade de paralisação da categoria por conta da insatisfação com a proposta de reajuste salarial dos empresários. Na manhã desta quarta-feira, 25, eles realizaram assembléia na Praça da Bandeira e pela tarde voltam a se reunir para dar prosseguimento ao debate. Em busca de apoio, a categoria saiu em marcha pelas ruas da cidade em direção a Câmara de Vereadores. Assembléia aconteceu na Praça da Bandeira
O aumento de 6,5% no salário e de 10,5% no vale-alimentação, proposto pelas empresas de ônibus é considerado insuficiente pelos profissionais, que pleiteiam um valor superior. De acordo com o representante do movimento, Adriano Oliveira, os rodoviários esperam que os empresários concedam um reajuste que represente ganho real. “Pelo aumento oferecido, o ganho real será de apenas 0,26% e o vale-alimentação passará de R$ 190 para R$ 205, o que deixa os motoristas e cobradores muito insatisfeitos”, ressalta ele.
Possibilidade de greve
A categoria já tinha levantado a possibilidade de paralisação na semana passada, mas cancelou o movimento que estava agendado para ocorrer na última terça-feira, 24, como forma de reabrir as negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e aguardam uma nova proposta.
“Entretanto, até o momento, não houve avanços e o reajuste concedido pelos empresários é inferior ao valor que estamos reivindicando”, afirma Adriano. Os motoristas e cobradores pleiteiam aumento de 14%. Na reunião realizada nesta manhã, não ficou definido se haverá greve. A decisão final deverá sair na assembléia que acontece a partir das 16h, na Praça da Bandeira.
Por Valter Lima e Carla Sousa