Com um almoço festivo, realizado no Hotel DelMar, o Rotary Clube Aracaju-Norte comemorou ontem, 16, os 40 anos do clube, fundado exatamente no dia 17 de abril de 1967. Dos 24 sócios fundadores, pelo menos dois – srs. Viana de Assis e Jackson de Oliveira Figueiredo – ainda estão na ativa no Clube. Um terceiro, Wilman Calazans de Melo, participou da festa.
Ontem, durante o almoço festivo, o Aracaju-Norte empossou seis novos associados: as sras. Rosa Amélia Andrade (medicina do Trabalho) e Maria Luiza Menezes (autarquia federal); e os srs. Aroldo Franca (engenheiro consultor), José Fernandes de Lima (ensino superior público), Luis Carlos Fontes (geólogo) e João Bosco Mendonça (psicologia).
O primeiro presidente do clube, o advogado Viana de Assis, foi vivamente aplaudido pelos companheiros. O clube entregou títulos de sócios honorários a dois rotarianos: Durval Calazans e Olímpio Seixas.
Os sócios fundadores também receberam flâmulas do clube. No “momento da saudade” foi lida uma lista de todos os associados do Rotary Clube Aracaju-Norte já falecidos. Logo após, o artista plástico Adauto Machado ofereceu ao clube uma tela, pintada por ele justamente para comemorar os 40 anos.
Um pouco da história do Rotary Aracaju-Norte
O Rotary Club Aracaju-Norte tem uma interessante história que foi narrada na festa de ontem dos 40 anos. Os 24 associados que deram inicio ao clube tinham uma média de idade que não passava dos 40 anos. O padrinho do clube foi o Rotary Club Bahia Norte. A carta constitutiva do Rotary Internacional só chegou a Aracaju a 31 de agosto de 1968.
Quando do recebimento da carta constitutiva foi realizada grande festa no Hotel Palace de Aracaju, com as presenças de autoridades e da comissão de representantes de ex-governadores do Distrito 455, ao qual era filiado. No mesmo dia inaugurou-se uma Escola de Datilografia Edgar Godinho, na rua Carlos Correia, no bairro Siqueira Campos, em prédio da Prefeitura de Aracaju, com máquinas doadas pelo Banco do Brasil, e com manutenção gratuita pelo comerciante Pedro Evangelista.
No ano rotário 1975/76, o Rotary recebeu a visita de um presidente de Rotary Internacional, o brasileiro Ernesto Imbassahi de Melo, rotariano de Niterói, Rio de Janeiro. 6 anos depois, outro ilustre brasileiro, também elevado à presidência do Rotary Paulo Viriato Correia, veio a Sergipe. Por fim, em 2004, o Rotary Aracaju-Norte recebeu a visita de Jonathan Majyagbe, também presidente de Rotary Internacional. Atualmente, o Rotary Club Aracaju-Norte é presidido pelo sr. Gonçalo Ferreira.
Por Ivan Valença
Comentários