Ruas intransitáveis geram reclamações no Sta Lúcia

No Jardim dos Coqueiros moradores ficaram encobertos de lama (Fotos: Portal Infonet)

Bastaram 10 minutos de chuvas para que os moradores de dois loteamentos, localizados no Santa Lúcia, acumulassem prejuízos. A manhã foi de muito transtorno nos loteamentos Jardim dos Coqueiros e Moradas das Oliveiras, também conhecido como Morada das Mangueiras, que ficaram encobertos de lama. No local, casas reformadas foram invadidas por lama e veículos ficaram atolados.

Morador do Jardim dos Coqueiros há sete anos, o aposentado Roberto Barbosa, reclama que nenhuma melhoria é realizada no local que não conta com rede de esgoto e infraestrutura para os moradores. “Bastou esses 10 minutinhos de chuva para se transformar nesse lamaçal. O nosso carro ficou atolado e a rua completamente intransitável”, conta o aposentado.

O coordenador de manutenção, Valdemir dos Santos Silva, diz que mora no loteamento há nove anos e lamenta o descaso. “Cansei de pagar para uma máquina retirar a lama que acumula na rua, infelizmente com a construção dos condomínios em torno da região a vegetação foi retirada e o barro desce constantemente e quando chove fica ainda pior. Tenho dois filhos pequenos e uma esposa que chora de lamentar estarmos morando assim. Hoje pela manhã o barro entrou na casa e foi preciso construir uma barreira na calçada para evitar que o barro invadisse tudo como já ocorreu”, desabafa.

Lama e transtornos também no Moradas das Oliveiras

O comerciante, Rafael Bento da Cruz, que atua na venda de gás e água mineral ressalta que a falta de obras no local prejudica a todos. “Não tem rede de esgoto e isso ocasiona doenças, outra coisa é que muitas vezes os carros nem podem entrar nas ruas por causa da lama”, reclama.

O problema também é compartilhado pelos moradores do Moradas das Oliveiras, localizado na mesma região. O professor Marcos Maurício Andrade conta que alguns moradores estão realizando um abaixo-assinado para que as obras sejam feitas. Marcos conta que existe um projeto na Assembleia Legislativa para a infraestrutura da região e espera que este projeto seja contemplado com a verba do Proinvest [O Proinvest é um programa do Governo Federal que tem como objetivo permitir que os Estados em condições de acessar crédito junto aos bancos oficiais possam se beneficiar de recursos com juros baixos e prazos longos].

Moradores prepararam um abaixo-assinado

“Ainda hoje vamos à assembleia para pedir para que este projeto seja incorporado ao Proinvest e os moradores do Moradas das Oliveiras sejam beneficiados. Existe um projeto de número 64/2008 que trata desse projeto. Infelizmente por descaso do poder público até praças públicas estão sendo  invadidas. Este bairro é um modelo, as casas são novas e reformadas só falta mesmo a infraestrutura porque não tem tratamento de esgoto, o que ocasiona em doenças para os moradores”, ressalta Marcos.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que prontamente explicou que dos dois somente uma pequena parte fica no município de Aracaju, sendo na sua totalidade pertencente ao município de São Cristovão.

O assessor, Ademar Queiroz, explicou que os acessos são de Aracaju e que melhorias são constantemente feitas. “A diretoria de operações da Emurb já recebeu a demanda e entre hoje e amanhã irá ao local para saber o que será feito para melhorar esse acesso. A última melhoria foi feita em agosto do ano passado”, enfatiza.

O assessor de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, Elton Coelho informou que "no momento todos os projetos na área de saneamento, esgotamento sanitário e drenagem, a Prefeitura não tem como solucionar e vai buscar parceria com o Governo do Estado".

Por Kátia Susanna

* A matéria foi atualizada às 15:34 para acréscimo de informações da Prefeitura de São Cristóvão.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais