Saúde alerta para aumento de casos novos de tuberculose no estado

(Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância do combate e prevenção da tuberculose. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), em 2022 foram registrados 973 casos novos. O número é considerado alto em comparação a 2021, que registrou 767 casos. Também foi observado um crescimento em comparação aos anos de 2020 e 2019, que registraram 743 e 850 casos, respectivamente.

De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Maria Heide Mesquita, a doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta os órgãos e, principalmente, o pulmão. “A tuberculose se manifesta em duas formas, pulmonar e a extrapulmonar, sendo que a pulmonar ocorre em torno de 90% dos casos. Mas todos os casos devem ser tratados igualmente”, explica Maria Heide.

O principal meio de transmissão da doença é por vias aéreas. “A tuberculose pode ser transmitida a partir da inalação de aerossóis contendo bacilos, oriundos das vias aéreas, seja durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com a doença ativa”, alerta.

Em se tratando do diagnóstico, os exames confirmatórios da doença são a baciloscopia, teste rápido molecular e cultura, tendo exames auxiliares como o raio x de tórax, tomografia, biópsia, entre outros.

Quanto ao tratamento, ele é garantido pelo Ministério da Saúde e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O tratamento da tuberculose em Sergipe é descentralizado para os 75 municípios, onde a tuberculose pulmonar deve ser tratada no município de residência. Além disso, temos o Centro de Referência de Tuberculose, onde é feito o acompanhamento de casos pulmonares de difícil diagnóstico, os extrapulmonares ou com resistência medicamentosa”, explica.

Para reforçar a importância e a conscientização da doença, a SES tem realizado ações de educação em saúde. “Palestras, cartazes e, principalmente, a capacitação dos profissionais de saúde são algumas de nossas ações. Mas a intensificação das campanhas fica sob a responsabilidade de cada município”, diz.

Prevenção

A vacina BCG, disponibilizada gratuitamente pelo SUS, previne contra as formas graves da doença (tuberculose miliar e meníngea) e está indicada para crianças de 0 a 4 anos, devendo ser aplicada, preferencialmente, ao nascer. Já a busca do sintomático respiratório é uma prevenção da tuberculose tanto individualmente quanto para a comunidade.

Sintomas

O principal sintoma da forma pulmonar é a tosse. Qualquer cidadão com tosse por tempo igual ou superior a três semanas é considerado sintomático para tuberculose e deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para ser investigado. Outros sintomas que podem aparecer são febre vespertina, suor noturno, perda de peso, escarro no sangue, entre outros.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais