Os aposentados e pensionistas devem fazer a prova de vida no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), a partir desta terça-feira, 1º de junho, para garantir que seu benefício não seja bloqueado. Em Sergipe, de acordo com o órgão, mais de 128 mil beneficiários devem fazer a comprovação.
A prova de vida anual é um procedimento legal para evitar fraudes e pagamentos indevido de pensões e benefícios no INSS, e deve ser feita anualmente. Em 2021, segundo o órgão, 93.097 pessoas já fizeram a prova de vida em Sergipe, e em 2020 foram feitas 149.734. Estão pendentes de atualização 128.282 aposentados e pensionistas sergipanos, que terão seus benefícios bloqueados caso não façam o procedimento.
Todos os pensionistas e aposentados que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético devem fazer a prova de vida. Para saber se precisa fazer o procedimento, os beneficiários devem acessar o Meu gov.br ou Meu INSS, pelo aplicativo ou no site (gov.br/meuinss) ou, ainda, pelas agências bancárias que oferecem o serviço.
A prova de vida pode ser facial, feita pelo aplicativo do INSS, ou pessoalmente na agência bancária em que o benefício é pago com um documento original com foto. O aposentado ou pensionista deve comparecer a agência no mês em que realizou a última prova de vida no ano anterior. Confira o calendário:
Para as pessoas que não podem ir ao banco, a prova de vida pode ser a facial ou através de um procurador para quem tem dificuldades de locomoção ou por motivo de doença. Mas, para isso, é preciso que a procuração seja cadastrada no INSS.
Não havendo a prova de vida, os benefícios ficam bloqueados até que os beneficiários compareçam a uma agência para fazer a comprovação.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B